| Informação sobre o Clipping de Notícias
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| Há anos o SINDIMETAL/PR mantém um serviço de clipping de notícias diário objetivando que suas empresas associadas estejam sempre bem informadas e atualizadas dos fatos importantes que acontecem no país, no mundo e refletem no setor industrial.
Ocorre que, com a digitalização que hoje vivemos, este trabalho está sendo impactado pelas políticas relativas a publicações, compartilhamentos de dados e exposições de conteúdo.
Desta forma, o SINDIMETAL/PR informa que os seus clippings de notícias estão sendo revisados e adequados às políticas e legislações atuais, mas, continuarão sendo encaminhados às empresas.
Neste momento os senhores poderão sentir alguma diferença no acesso ao material disponibilizado, mas, asseguramos que as notícias continuarão sendo relacionadas, porém com o acesso acontecendo somente através dos links originais dos veículos de comunicação.
Esperamos estar com um novo formato, devidamente adequado e atualizado, em breve.
Desejamos a todos uma boa leitura!
| SINDIMETAL/PR | | | 22 de JANEIro de 2021
Sexta-feira
Câmbio
Em 22/01/2021
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Compra
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Venda
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Dólar
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5,452
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Euro
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Fonte: BACEN
| | | | | Atividade industrial mais fraca em dezembro
A continuidade da recuperação ao longo do quarto trimestre fez com que melhorasse a situação financeira das empresas. Já o problema de escassez de insumos, que já havia ganho importância inédita no terceiro trimestre, preocupou ainda mais os empresários.
| CNI | | | | Pesquisa ouviu 793 empresas entre os dias 1º e 18 deste mês
A prévia da Sondagem da Indústria de janeiro indica recuo de 3,5 pontos do Índice de Confiança da Indústria (ICI) na comparação com o resultado de dezembro. Com a queda, passou para 111,4 pontos. Segundo o Instituto Brasilerio de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), que elabora o indicador, se esse comportamento se confirmar, será a primeira retração desde abril de 2020.
Para o Ibre, a retração no resultado prévio da confiança industrial, divulgado hoje (22), no Rio de Janeiro, é reflexo da queda da satisfação sobre o momento presente e piora das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual cairia 3,2 pontos, indo para 116,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas recuaria 3,6 pontos, passando para 106.
Ainda assim, o dado preliminar do Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci) apontaria alta de 0,6 ponto percentual (p.p.), para 79,9%. Na avaliação das médias móveis trimestrais, após seis altas consecutivas, o Nuci permaneceria estável em 79,6%.
Para a realização da prévia de janeiro de 2021, foram consultadas 793 empresas entre os dias 1º e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima segunda-feira (28).
| Agência Brasil | | | | A quantidade de pedidos de recuperação judicial no país em 2020 totalizou 1.179 no período de janeiro a dezembro. O montante é 15% menor que o total registrado no mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados hoje (21), são da Serasa Experian.
De acordo com a entidade, a expectativa do aumento do número de pedidos de recuperação judicial em 2020 não se concretizou. “Com a facilitação de prazos feita pelos credores, os juros mais baixos e as novas linhas de crédito disponibilizadas, os donos de negócios recorreram menos à recuperação judicial, que já é naturalmente o último recurso das empresas com dificuldades financeiras”, destacou o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Segundo a entidade, muitos empresários optaram por aguardar a resolução da nova Lei de Falências, sancionada pelo governo federal no final de dezembro, que permite, por exemplo, que as empresas façam financiamentos durante a recuperação judicial.
Entre os segmentos, o que apresentou maior quantidade de pedidos em 2020 foi Serviço, com 589 solicitações e queda de 1,5% em relação a 2019. O setor do Comércio fez 278 requisições (queda de 20,3% em relação à 2019), seguido pela Indústria, com 203 pedidos (-25%); e o Setor Primário, com 109 solicitações (-35,5%).
Por porte, as micro e pequenas empresas foram as que registraram o maior volume de requerimentos (752) em 2020, seguidas pelas médias (282) e grandes (145).
| Agência Brasil | | | | Assim como no começo da pandemia, o início da campanha de imunização contra a doença pode trazer muitas dúvidas à população. Questionário esclarece vários pontos com base no Plano Estadual de Vacinação
O Paraná iniciou na segunda-feira (18) a vacinação contra a Covid-19, assim que recebeu as doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Porém, como ainda não há imunizantes suficientes disponíveis no mercado mundial, a campanha completa de imunização será escalonada, priorizando os grupos que são mais suscetíveis à doença.
Assim como aconteceu no início da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), muitas dúvidas surgem nesse processo. As questões a seguir, respondidas com base no Plano Estadual de Vacinação, da Secretaria de Estado da Saúde, e no Informe Técnico do Ministério da Saúde sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19, traz esclarecimentos sobre o calendário, grupos prioritários, quem pode ou não tomar a vacina e outras questões relacionadas à vacinação.
A vacina é gratuita?
Sim, ela é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a ordem dos grupos prioritários. Por isso é importante ficar atento e não cair em golpes, pois não houve liberação de venda no Brasil.
Quem será vacinado primeiro?
Como ainda não há doses suficientes para atender toda a população que será imunizada, a vacinação será feita de forma gradual. O Plano Estadual de Vacinação definiu alguns critérios para os grupos prioritários, que incluem os riscos de exposição à doença, de desenvolver formas graves, de transmissibilidade e a dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Neste primeiro momento, estão sendo vacinados os trabalhadores de saúde, os idosos com 60 anos ou mais que vivem em asilos, casas de repouso e afins e seus funcionários, os indígenas e pessoas com deficiência severa, alcançando 126 mil pessoas.
Qual será a ordem de vacinação contra a Covid-19?
Na sequência, estão previstos para serem vacinados, pela ordem: idosos de 80 anos ou mais; pessoas de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos; de 65 a 69 anos; de 60 a 64 anos; pessoas em situação de rua; trabalhadores das forças de segurança e salvamento; pessoas com comorbidades; trabalhadores da educação e da assistência social (Cras, Creas, casas/unidades de acolhimento); quilombolas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores do transporte aéreo; trabalhadores portuários; população privada de liberdade; trabalhadores do sistema prisional; demais grupos, com exceção daqueles não podem ser imunizados.
Qual é o calendário para vacinar toda a população do Paraná?
Não há como a Secretaria de Estado da Saúde instituir um calendário, porque a aquisição e o envio das doses de vacinas são de responsabilidade do Ministério da Saúde. Porém, é importante ressaltar que, por enquanto, nem todo mundo será imunizado. Além da disponibilidade dos imunizantes, os testes feitos até agora não incluíram alguns grupos, como gestantes e menores de 18 anos, e por isso, precauções ou contraindicações serão adotadas temporariamente, até que maiores evidências sejam divulgadas. Além disso, certas condições também impedem a vacinação de algumas pessoas. Como já é recomendado para outras vacinas, quem tiver com febre moderada ou grave não deve ser imunizado, pois os sintomas podem ser confundidos com possíveis efeitos colaterais. Pacientes imunossuprimidos (aqueles que têm redução do seu sistema imunológico) também não podem ser vacinados.
Sou idoso, quando vou tomar a vacina?
Os idosos foram incluídos entre os grupos prioritários para receberem a vacina, com uma divisão por faixa etária. Passando esta primeira etapa, o próximo grupo que está na fila são as pessoas de 80 anos ou mais, seguidas pela faixa dos 75 aos 79 anos; de 70 a 74 anos; de 65 a 69 anos; de 60 a 64 anos. O cronograma ainda não foi definido, mas a Secretaria de Estado da Saúde irá divulgá-las assim que o Ministério da Saúde disponibilizar novas doses.
Quais vacinas serão aplicadas no Paraná?
O Estado utilizará as vacinas aprovadas pela Anvisa e disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Até agora, a agência autorizou o uso de dois imunizantes: a Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina de Oxford/AstraZeneca, feita em convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para esta primeira etapa de vacinação, o Ministério da Saúde encaminhou 6 milhões de doses da Coronavac aos estados, sendo que o Paraná recebeu 265.600 doses, em frascos de monodose, ou seja, 5% do total. Metade deste lote foi distribuída aos 399 municípios, que já iniciaram a vacinação. A outra parte ficará armazenada no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), para serem enviadas em três semanas, quando será aplicada a segunda dose da vacina. Possivelmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) receberá 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Deste total, o Estado deve receber 5%, ou 100 mil doses, que serão aplicadas seguindo os grupos prioritários.
Gestantes, lactantes ou puérperas poderão tomar a vacina?
A segurança e eficácia das vacinas não foram avaliadas nesses grupos, mas estudos em animais não demonstraram risco de malformações. Para as mulheres pertencentes ao grupo de risco, a vacinação poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada entre ela e o seu médico prescritor. Para aquelas que forem vacinadas inadvertidamente, cabe ao profissional tranquilizá-las sobre a baixa probabilidade de risco e encaminhar para o acompanhamento pré-natal.
A vacina é recomendada para crianças e adolescentes?
Os testes clínicos das duas vacinas aprovadas até agora pela Anvisa não contemplaram menores de 18 anos. Por isso, enquanto não houver estudos mais completos que incluam essa população, as crianças e adolescentes não estão no público-alvo que será imunizado. Após os resultados dos estudos clínicos da fase III, essas orientações podem ser revistas.
Faço uso de medicamentos controlados, há alguma contraindicação para tomar a vacina?
A vacina somente é contraindicada às pessoas que têm hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos seus componentes, além daquelas que já apresentaram uma reação alérgica intensa confirmada ao tomar uma dose anterior de uma vacina contra a Covid-19.
Quem já teve Covid-19 pode se vacinar?
Pode. Não há evidências, até o momento, de qualquer risco com a vacinação de indivíduos com histórico anterior de infecção ou com anticorpo detectável para SARS-COV-2. Além disso, como há casos de reinfecção e mesmo novas variantes do vírus circulando, ainda não existem evidências de que quem pegou a doença já esteja automaticamente imunizado.
Tenho sintomas de Covid-19, posso me vacinar?
É melhor esperar. De acordo com o Ministério da Saúde, é improvável que a vacinação de indivíduos infectados, em período de incubação, ou assintomáticos tenha um efeito prejudicial sobre a doença. Porém, recomenda-se o adiamento da vacinação nas pessoas com quadro sugestivo de infecção, para se evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção, a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.
Todo mundo é obrigado a se vacinar?
A vacinação é um pacto coletivo, que há décadas têm salvado milhões de pessoas de serem contagiadas e morrerem por doenças virais. Isso significa que quanto mais pessoas tomarem a vacina, menos o vírus circula no ambiente, evitando que aquelas que por algum motivo não podem ser vacinadas sejam contaminadas. Por isso, quanto mais pessoas se imunizarem, mais fácil será de conter a disseminação do coronavírus. O PNI estabeleceu como meta vacinar ao menos 90% da população alvo de cada grupo, uma vez que é de se esperar que uma pequena parcela da população apresente contraindicações à vacinação.
Por que mesmo após tomar a vacina ainda preciso usar máscara?
Mesmo com o início da imunização, ainda não é hora de relaxar com as medidas de prevenção. Usar máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento social são medidas eficientes e necessárias para evitar a disseminação do vírus. Além disso, ainda faltam muitos meses para que todos sejam vacinados contra a Covid-19, e mesmo quem já recebeu o imunizante ainda pode continuar sendo um agente de transmissão da doença.
Quanto tempo após a vacinação estarei imunizado?
Nos estudos realizados foi observado que após 14 dias da aplicação da segunda dose da vacina há soro conversão para imunidade. Porém, há a necessidade de conclusão de estudos técnicos sobre o tempo de imunidade por parte do Ministério da Saúde.
A vacina tem efeitos colaterais ou traz algum risco?
Tanto nos testes clínicos, como entre os primeiros vacinados, não foram apresentadas ocorrências graves relacionadas à vacina. É importante lembrar que os estudos foram analisados pela Anvisa e acompanhados por outras agências mundiais de vigilância sanitária, que estão atentas a qualquer incidente. Em uma situação emergencial como a atual pandemia, que já contaminou mais de 96 milhões e matou 2 milhões de pessoas em todo o mundo, as vacinas estão sendo desenvolvidas de forma acelerada, usando novas tecnologias de produção. Além disso, como elas serão administradas em milhões de indivíduos, é de se esperar a ocorrência de notificações de eventos adversos pós-vacinação (EAPV). Essas situações deverão ser notificadas compulsoriamente pelos profissionais da saúde.
Como faço para agendar o meu horário?
A responsabilidade pela estratégia de organização dos horários para aplicação das doses do imunizante é dos municípios. O Paraná tem 1.850 salas de vacinação distribuídas nas 399 cidades.
| Agência Estadual de Notícias | | | | Doses foram entregues para as Regionais em 27 horas, alcançaram os municípios em 44 horas e a vacinação teve início em 100% do Paraná em 67 horas.
A vacinação contra a Covid-19 começou em todos os 399 municípios do Estado. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde às 14h30 desta quinta-feira (21), menos de 72 horas depois das primeiras doses desembarcarem no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
O Governo do Estado, responsável pela logística de distribuição, entregou as ampolas para as 22 Regionais de Saúde em pouco mais de 24 horas, inclusive com atraso por conta do mau tempo, o que impossibilitou o transporte aéreo para as três regionais do Oeste. Essa celeridade permitiu com que elas chegassem a todos os municípios em 44 horas e que as primeiras pessoas fossem vacinadas em 100% do Paraná em 67 horas.
“O compromisso do Governo do Estado sempre foi buscar o melhor para a população paranaense, e distribuir vacinas que fossem certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), respeitando o Programa Nacional de Imunização (PNI), o quanto antes. Queremos acelerar esse processo”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.
Segundo ele, o início da vacinação em 399 municípios em menos de 72 horas é resultado do planejamento organizado pela Secretaria de Estado da Saúde desde o final do ano passado, com treinamento de técnicos, preparação de 1.850 salas de vacinação e distribuição de 1,7 milhão de insumos secos (seringas, aventais, luvas, máscaras, carteirinhas) no final de semana que antecedeu a chegada das vacinas a todas as 22 Regionais, inclusive com escolta policial.
LOGÍSTICA – O Governo do Estado montou uma verdadeira força-tarefa para a logística de distribuição, que incluiu três aeronaves e uma frota de caminhões. O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses da Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, na segunda-feira (18).
As primeiras 132.540 doses (metade do lote) saíram do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) na terça-feira (19) de manhã. As primeiras foram entregues a Curitiba, pelas 8 horas, e às 9 horas aviões decolaram do Aeroporto do Bacacheri levando cerca de 80 mil frascos para o Interior. Outras regionais que ficam perto da Capital foram atendidas por via terrestre.
Na quarta-feira (20), pouco depois das 15h, todos os municípios haviam retirado as suas cargas e a maioria iniciou a vacinação no mesmo dia, de maneira simbólica ou definitiva.
O outro lote será encaminhado para aplicação da segunda dose em três semanas. O armazenamento está sendo feito no Cemepar, que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias, além de questões de segurança. Nesse momento a aplicação da vacina está sendo feita nos profissionais da saúde, indígenas, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência severa, de acordo com os critérios estabelecidos no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.
VACINAÇÃO – A primeira vacinada no Paraná foi a enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, servidora do Hospital do Trabalhador, na segunda-feira à noite. Além dela, também foram vacinados o médico Diego Schuster Paes, 30; as técnicas de enfermagem Patrícia Moreira, 33, e Denise Dias Brito, 38; a nutricionista Caroline Benvenutti, 33; a fonoaudióloga Suellen Meduna, 38; a encarregada de higienização Neura Cordeiro Barbosa, 46; e a fisioterapeuta Larissa Mello Dias, 34.
Na terça-feira houve vacinações simbólicas em diversas cidades. Em Londrina quem puxou a fila foi a enfermeira Fátima Ruiz, de 52 anos, que atendeu o primeiro caso confirmado de Covid-19 na cidade. A técnica de enfermagem Ana Paula de Oliveira Machado, de 37 anos, foi a primeira pessoa a receber o imunizante em Maringá. Maria da Glória Souza, de 58 anos, auxiliar de enfermagem, foi a primeira vacinada em Umuarama.
Na quarta-feira foi a vez de Curitiba começar a sua campanha de imunização, alcançando mais de 800 aplicações no primeiro dia. A enfermeira Silvana Maria Bora, que trabalha na UPA Boa Vista, recebeu a Coronavac às 10h15. Em Cascavel, no Oeste do Estado, a primeira pessoa a receber o imunizante foi a técnica de enfermagem Ducilene Daniel Batista, de 56 anos. Ela trabalha na linha de frente no Hospital Municipal de Retaguarda Allan Brame Pinho.
CONTADOR – A Secretaria de Estado da Saúde espera divulgar nesta sexta-feira (22) o quantitativo de imunizados no Paraná com a primeira dose. Esse levantamento está sendo feito em colaboração com o Ministério da Saúde, que centralizará as informações, mas a Sesa também está fazendo uma sondagem paralela com as Regionais de Saúde.
| Agência Estadual de Notícias | | | | A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba aplicou nesta quinta-feira (21/01) 1.235 doses da Coronovac, vacina que imuniza contra o novo coronavírus. Foram vacinados moradores, funcionários e cuidadores de 35 instituições de longa permanência e indígenas.
Com isso, o número total de imunizados no programa que teve início nesta quarta (20/1) chega a 2.042 moradores da capital.
Convocados pelo Saúde Já
A SMS lembra que nenhum cidadão precisa procurar os serviços de saúde em busca da vacina. Todos os vacinados vão ser convocados, de acordo com o fluxo de vacinação, pelo aplicativo Saúde Já.
Para essa primeira fase Curitiba recebeu 23.160 doses da Coronavac. O montante é referente às primeiras doses a serem aplicadas no público prioritário elencado pelo Plano Municipal de Imunização. As vacinas para a segunda dose ficarão estocadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão repassadas ao município nas próximas semanas, assim que encerrada a primeira rodada de vacinação.
Ao todo Curitiba deve receber nessa primeira etapa cerca 46.320 unidades de vacina, contando primeira e segunda dose. A primeira remessa deve contemplar 27,5% das 79.910 pessoas da primeira fase do plano municipal.
Grupos
Os grupos que estão sendo vacinados nesse momento ou que já foram vacinados são: os 250 profissionais da enfermagem que atuarão como vacinadores na campanha; os cerca de 6 mil moradores, funcionários e cuidadores das 127 instituições de longa permanência; 93 indígenas aldeados da aldeia Kakané-Porã, na Regional Tatuquara; os cerca de 12 mil profissionais de saúde da linha de frente da pandemia em toda a cidade; e as equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de profissionais de serviços de remoção médica particulares. São cerca de 2.500 profissionais.
| Prefeitura de Curitiba | | | |
Economia para o porto pode chegar a R$ 13 milhões com mudança para ambiente de contratação livre. Suprimento prevê atendimento para as 5 unidades do Porto, iniciando em maio desse ano.
A Copel Mercado Livre vai vender energia ao Porto de Paranaguá pelos próximos cinco anos. O suprimento prevê atendimento para as 5 unidades do Porto, iniciando em maio desse ano. A economia estimada é de R$ 10 milhões a R$ 13 milhões no período contratado, dependendo da bandeira tarifária vigente.
Além da mudança para o mercado livre, o Porto de Paranaguá escolheu a modalidade de “consumidor varejista” para simplificar todo o processo no mercado. Nesse modelo de contratação, a Copel fica responsável pela intermediação e pelas obrigações com a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Para o Porto de Paranaguá, isso significa a possibilidade de economizar nos gastos com energia e, ao mesmo tempo, dispensa a associação junto à CCEE, facilitando o processo.
"Esse contrato representa mais um passo importante em direção à realização de nossa estratégia de aproximação dos consumidores finais", ressalta o diretor-geral da Copel Mercado Livre, Franklin Miguel. "Ganha o Porto de Paranaguá, que vai economizar energia, e ganha a Copel Mercado Livre, que amplia a receita com venda para os consumidores finais. Ganham também o Paraná e os paranaenses, com duas empresas mais eficientes."
De acordo com o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o contrato com a Copel mostra a busca pela eficiência das Diretorias Administrativa e Financeira e de Engenharia e Manutenção com a economia e modernidade. “Esse processo de compra de energia significa o esforço da nossa equipe em busca de inovações, o contrato vai trazer economia e este dinheiro economizado a gente pode aplicar em outros projetos e melhorias”, destaca.
Maior porto graneleiro do Brasil e o terceiro maior do país, o Porto de Paranaguá é mais uma estatal paranaense que optou por comprar energia no ambiente de contratação livre. Em 2020 o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) assinou contrato com a subsidiária da Copel. No ano passado, a Copel também comercializou energia no mercado livre para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.
Criado em 1935, o Porto atualmente é administrado pela Portos do Paraná, empresa pública estadual subordinada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, com convênio de delegação junto ao Governo Federal.
PIONEIRA - A Copel foi pioneira no mercado livre ao criar uma comercializadora de energia e ser a primeira a vender energia para consumidores livres em 1995, mesmo ano de criação do mercado livre de energia no Brasil. A Copel Mercado Livre foi criada em 2016, para oferecer mais economia e tranquilidade para clientes de todas as regiões do país.
Hoje, a subsidiária é a quarta maior do país em volume de energia comercializada nesta modalidade. “O nosso objetivo é simplificar todo o processo do mercado livre para nossos clientes. Queremos que ele tenha os benefícios da economia sem se preocupar com mais nada", destaca Franklin Miguel."
Agora, a Copel Mercado Livre se prepara para atender a consumidores de energia de todos os segmentos. Para isso, a subsidiária está promovendo a digitalização dos seus processos. A expectativa é que até o final de 2021 a empresa seja 100% digital, facilitando a prestação de serviços aos consumidores finais.
“Estamos ampliando a comercialização de energia na modalidade varejista, por acreditarmos nessa tendência de simplificação do processo para os consumidores que almejam a economia do mercado livre, sem a burocracia da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica”, acrescenta o diretor.
A subsidiária também pretende diversificar sua atuação, entrando no mercado livre de gás natural, geração distribuída, certificados de energia renovável e eficiência energética. A ideia é ter uma carteira de produtos e serviços para todos os tipos de consumidores, dos pequenos aos grandes consumidores de energia elétrica e gás natural.
| Agência Estadual de Notícias | | | | Companhia iniciou o atendimento de seu 23º cliente em Ponta Grossa. Especializada em minerais naturais para a indústria nacional, Pervale Minerais do Brasil passa a receber gás canalizado fornecido pela companhia em janeiro.
A Compagas (Companhia Paranaense de Gás) inicia 2021 ampliando sua participação no setor industrial, e soma mais uma empresa atendida em Ponta Grossa. Desde 5 de janeiro, passou a fornecer o gás natural canalizado para as atividades industriais da Pervale Minerais do Brasil. A estimativa é que a fábrica tenha um consumo de gás natural em torno de 640.000 metros cúbicos por ano. Com isso, a Compagas totaliza 23 clientes industriais no município.
“Ponta Grossa é estratégica para a nossa atuação”, explica o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Junior. “A cidade recebeu uma série de investimentos importantes e apresenta anualmente um excelente crescimento, tornando-se um importante polo industrial do Estado. O gás natural certamente tem papel importante no desenvolvimento de diferentes setores econômicos locais”, afirma.
A planta da Pervale nos Campos Gerais, começou a ser instalada em maio do ano passado, iniciará as suas operações ainda em janeiro de 2021 e deve gerar cerca de 30 empregos diretos. A Pervale industrializa e comercializa minerais perlita e bentonita para todo o país. Em Ponta Grossa serão produzidos filtrantes utilizados na indústria de biodiesel, óleos vegetais, óleos minerais, resinas, vinhos e sucos entre outras aplicações para atendimento ao mercado interno e externo. Junto com a unidade de São Leopoldo (RS), a Pervale terá capacidade produtiva de aproximadamente 18 mil toneladas por ano.
RESIDENCIAL - O momento de expansão das atividades da Compagas na região é marcado também pelo início de fornecimento de gás canalizado para mais um empreendimento imobiliário, o Côte D’Azur. São 100 apartamentos no residencial construído pela Arquiponta Empreendimentos Mobiliários que são alimentados ininterruptamente por gás natural pela rede de distribuição da Compagas. O atendimento fortalece a atuação da companhia no segmento residencial da cidade.
A Compagas está em Ponta Grossa desde 2000, e conta com uma rede de distribuição de gás natural na região de cerca de 90 km de extensão, que atende mais de 600 unidades domiciliares, 23 indústrias, dois estabelecimentos comerciais e dois postos de combustível. O volume médio mensal ofertado pela Companhia na cidade é de 1,6 milhão de metros cúbicos.
SOBRE A COMPAGAS — Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Atualmente, a Compagas conta com mais de 48 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 16 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Carambeí, Castro e Arapoti.
| Agência Estadual de Notícias | | | | Ao todo foram sete cidades contemplados pelo programa BRDE Municípios. As obras financiadas aceleraram melhorias na infraestrutura viária, iluminação pública e implantação de energia solar.
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) liberou R$ 125 milhões em fundos para sete cidades do Paraná, através do programa BRDE Munícipios. Os recursos foram aprovados para serem investidos em projetos de energia solar, iluminação pública e infraestrutura viária.
As cidades contempladas foram Arapongas (R$ 11,4 milhões), Campo Mourão (R$ 16,2 milhões), Cascavel (R$ 20,1 milhões), Florestópolis (R$ 893 mil), Londrina (R$ 71,4 milhões), Mauá da Serra (R$ 2 milhões) e Roncador (R$ 3,3 milhões).
Londrina, que fica na região Norte do Estado, pretende modernizar a iluminação da cidade na aplicação de luminárias de LED. Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Janderson Marcelo Canhada, essas luminárias são mais eficientes e têm menor consumo energético comparado as lâmpadas de vapor convencionais.
O município estima uma redução de 20% no consumo de energia elétrica, gerando economia à cidade. “A iluminação urbana representa o bem-estar e desenvolvimento do município. Cidade bem iluminada atrai turista, mais segurança para as pessoas e na proteção do meio ambiente”, diz Canhada.
OPERAÇÕES 2020 - Os valores fomentam as ações promovidas pelo BRDE para a ampliação de recursos, priorizando o desenvolvimento e assistência aos municípios, viabilizando ações que minimizem efeitos da pandemia.
Segundo Wilson Bley, vice-presidente e diretor de operações do BRDE, o banco vem garantindo possibilidades de desenvolvimento aos municípios de forma ágil e transparente, contribuindo para suas transformações e para a continuidade das atividades produtivas.
“As linhas de créditos são importantes para este momento, considerando as retomadas de crescimento. E, assim, o BRDE cumpre seu papel de banco de desenvolvimento”, ressaltou Bley.
Essas ações permitem o desenvolvimento local, bem como agregam valor à vida dos moradores, dando melhores condições de mobilidade urbana, e atuando para a responsabilidade socioambiental, investindo em energia solar e gerando fatores de economia aos consumidores.
O BRDE tem apoiado projetos ligados às energias limpas e renováveis; gestão de resíduos e reciclagem; uso racional e eficiente da água; agronegócio sustentável e cidades sustentáveis. “Nosso objetivo é continuar aliado dos interesses municipais, disponibilizando créditos para viabilizar as melhorias contínuas regional”, afirmou Bley.
O BRDE - O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) é uma instituição de fomento criada pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o objetivo de fazer o Sul do Brasil prosperar. É signatário do Pacto Global da ONU e opera em sintonia com os ODS. Também conta com recursos internacionais da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Banco Europeu de Investimento (BEI) para o financiamento de projetos voltados à produção e consumo sustentáveis. É agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA/Ancine) em todo o território nacional. Apoia projetos culturais, sociais e esportivos que beneficiam milhares de pessoas e instituições, por meio das leis de incentivo. Somente de janeiro a setembro de 2020, financiou R$ 2,2 bilhões para projetos na Região Sul que beneficiam todos os portes de empresas e setores da economia.
A instituição oferece crédito de longo prazo para viabilizar investimentos a empresas de todos os setores e portes, cooperativas, produtores rurais e prefeituras, mantendo acordos com instituições internacionais de fomento para ampliar as fontes de recursos à disposição dos clientes.
| Agência Estadual de Notícias | | | | Ebanx e MadeiraMadeira são os grandes orgulhos de Curitiba quando o assunto é startup de sucesso. As duas empresas ingressaram no seleto grupo dos unicórnios brasileiros, denominação dada às empresas de tecnologia avaliadas em US$ 1 bilhão. Quem vê as duas startups curitibanas conquistando novos mercados, recebendo aportes milionários e anunciando contratações sonha em seguir os passos delas.
Para mostrar os desafios e oportunidades para se tornar uma startup de sucesso, a Prefeitura de Curitiba e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação promovem, na próxima semana, dois bate-papos com o tema "O que move uma startup?". Os eventos on-line irão reunir donos de empresas que estão nos Worktibas Barigui, Cine Passeio e Boqueirão, os primeiros coworkings públicos do país. Os três espaços gratuitos, abertos a partir de 2017, são administrados pela Agência Curitiba.
"O sucesso do Ebanx, MadeiraMadira e de outras startups que estão despontando no Brasil e mundo veio com o tempo, com a continuidade e com a melhoria de projetos relevantes", destaca Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba. Segundo ela, são empresas que construíram negócios de alto impacto e de escala global com muito trabalho.
Os eventos começam, na terça-feira (26/1), às 15h, com o debate "O que move uma startup? Propósito, Alegrias e Desafios". O bate-papo irá reunir os empreendedores Barbara Moriel (Size UP), Matheus Sanches (Bloco Base) e Maxon Prestes (BJJ Progress).
Na quinta-feira (28/1), às 15h, será promovido o encontro "O que move uma startup? Inovação, Investimento e Causa". O evento on-line terá a participação de Luiza Adeno (Arbi-ON), Henrique Costa (HA Tecno) e Hamilton Bonat Junior (Snooter).
Os dois eventos poderão se acompanhados pelo YouTube e Facebook do Vale do Pinhão.
Vale do Pinhão
A Prefeitura e a Agência Curitiba também têm apoiado os empreendedores que querem seguir os passos do Ebanx e MadeiraMadeira com iniciativas do Vale do Pinhão, como os Worktibas, os primeiros coworkings públicos do país, e programas como o Tecnoparque, de redução de 5% para 2% do ISS a empresas que investem em inovação, Bom Negócio, com cursos on-line e presenciais de capacitação para um novo olhar da gestão empresarial; e Empreendedora Curitiba, de capacitação das mulheres para o empreendedorismo .
Cibia Clara Gimenez, gestora dos Worktibas, explica que o ingresso nos coworkings públicos da Prefeitura é feito através de chamamento público. Os três locais (Barigui, Boqueirão e Cine Passeio) tem capacidade para receber 330 empreendedores e startups.
"As unidades contam com estações ergonômicas de trabalho, computadores, internet de fibra ótica, espaço para palestras, projetores, mesas de reunião e apoio técnico para o desenvolvimento do projeto e negócios", explica Cibia.
Devido à pandemia, o município prorrogou a permanência dos atuais empreendedores nos Worktibas.
Saiba mais sobre as startups dos Worktibas que vão participar dos eventos on-line:
Arbi-ON - Atuando como uma câmara de arbitragem, a startup Arbi-ON possui o propósito de dar acesso a uma Justiça eficiente através de procedimentos online, sendo respaldada na Lei da Arbitragem e contando com juízes de direito e de fato na plataforma.
BJJ Progress - A startup BJJ é uma plataforma voltada para praticantes e academias de Jiu Jitsu, sendo o primeiro aplicativo de rede social para esse público. Além de interação entre praticantes, a plataforma inclui um e-commerce de materiais utilizados no esporte.
Bloco Base - A Bloco Base é uma startup de consultoria de engenharia sustentável que projeta imóveis através de tecnologia tridimensional. Os planejamentos da Bloco Base contam com estratégias de redução de água e energia, paisagismo regenerativo e conforto térmico.
HA Tecno - Através de tecnologia óptica de tomografia, a HA Tecno é capaz de alcançar uma camada interna da pele para biometria, sendo uma maneira mais eficaz e segura de realizar esse procedimento.
Size UP - Com foco no mercado gastronômico, o aplicativo SizeUP trabalha na precificação de cardápios e atualização de tabelas de preços de ingredientes, o que auxilia e facilita o reajuste de preços para donos de restaurantes, lanchonetes e afins.
Snooter - A Snooter é um buscador com atuação focada no mercado médico veterinário, visando estreitar a relação paciente animal e profissional da veterinária através de mecanismos disponíveis na plataforma.
| Prefeitura de Curitiba | | | | Contribuintes interessados em aproveitar as vantagens oferecidas pelo programa Refic Covid-19 têm apenas uma semana para fazer a adesão. O prazo do refinanciamento de débitos – inclusive inscritos em Dívida Ativa, em cobrança judicial ou não – é até o dia 29 de janeiro.
Mais de 7 mil acordos já foram firmados e grande parte dos munícipes vem optando pelo pagamento à vista. Para a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi, a opção se deve às condições especiais.
“O Refic é uma grande oportunidade para regularizar pendências com a cidade. Os benefícios concedidos pelo programa, em especial para pagamentos à vista, são sem precedentes na administração municipal de Curitiba”, destaca Vanessa.
A procuradora lembra, ainda, que a possibilidade de participação é ampla e inclui também débitos em cobrança judicial. “Os descontos e condições de pagamento facilitadas são essenciais neste momento tão difícil que estamos vivendo”, completa Vanessa.
O programa de refinanciamento permite o pagamento de IPTU, ISS, Taxa de Coleta de Lixo e outros débitos, tributários ou não, com até 100% de abatimento dos juros e da multa moratória, ou parcelados em até 36 vezes, com descontos. Custas processuais não serão abatidas.
Como fazer
Para consultar e parcelar os débitos, basta clicar no banner Refic Covid-19, no site da Prefeitura. Neste link (refic2020.curitiba.pr.gov.br/), será possível fazer as simulações de pagamento (à vista ou parcelado) e ainda emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) disponibilizado juntamente com o termo de adesão ao programa.
Somente em caso de exceção, em que o contribuinte tem débitos mas não foi contemplado na consulta via internet, é possível fazer o agendamento do atendimento pelo endereço agendaonline.curitiba.pr.gov.br, sendo:
- Débitos inscritos em Dívida Ativa, protestados e em cobrança judicial – por meio do agendamento no endereço da agenda on-line, da Procuradoria-Geral do Município.
- Débitos ainda não inscritos em dívida ativa - por meio do agendamento no endereço da agenda on-line, da Secretaria Municipal de Finanças de acordo com o departamento (ISS ou IPTU/TCL).
O Refic Covid-19 possibilita a regularização de débito de ISS cujo vencimento tenha ocorrido até 31/10/2020 e débitos de IPTU, ISS-Fixo e Taxa de Coleta de Lixo com vencimento até 15/12/2020. Dúvidas podem ser esclarecidas via Central 156.
Os débitos precisam ser vinculados a uma indicação fiscal, inscrição municipal ou número fiscal, inscritos ou não em dívida ativa.
O programa de recuperação fiscal propõe cinco faixas de benefícios, a depender do parcelamento do saldo devedor:
I - em parcela única com a exclusão de 100% do valor dos juros e 100% do valor da multa moratória;
II - em até 6 parcelas com a exclusão de 90% do valor dos juros e 80% do valor da multa moratória, sem juros futuros;
III - em até 12 parcelas com a exclusão de 70% do valor dos juros e 60% do valor da multa moratória, com juros de 0,5% ao mês ou fração;
IV - em até 24 parcelas com a exclusão de 50% do valor dos juros e 40% do valor da multa moratória, com juros de 0,8% ao mês ou fração;
V - em até 36 parcelas com a exclusão de 30% do valor dos juros e 20% do valor da multa moratória, com juros de 1% ao mês ou fração.
| Prefeitura de Curitiba | | | | A Prefeitura de Curitiba e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promovem nos dias 1 e 2 de fevereiro reuniões com investidores interessados em participar do leilão da concessão da parceria público-privada da iluminação pública de Curitiba. Denominada road show, esta é uma das etapas obrigatórias antes da realização do leilão, previsto para o segundo semestre de 2021.
Para participar, as empresas brasileiras ou estrangeiras interessadas deverão fazer a sua inscrição até a próxima quarta-feira (27/1) pelo e-mail iluminação.publica@bndes.gov.br. Cada uma das reuniões terá até 50 minutos. O atendimento dos técnicos da Coordenação de Concessões e Parcerias Público-Privadas da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal e da equipe do BNDES que participou da estruturação do projeto será das 9h30 às 18h30.
Devido à pandemia pelo novo coronavírus, as reuniões serão exclusivamente pela internet. Os inscritos receberão o link individual para a sua reunião, que deverá ser acessada no horário marcado, através da plataforma Jitsi Meet.
Os documentos necessários para conhecimento prévio do projeto estão no site da Prefeitura de Curitiba.
Além do road show, está em andamento a consulta pública e no dia 26 de janeiro será realizada uma audiência pública.
Com a PPP, a Prefeitura de Curitiba busca a modernização, mais eficiência, a expansão, a operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública da capital por 23 anos.
| Prefeitura de Curitiba | | | | Cerca de 60% dos boletos do IPTU 2021 já foram entregues pelos Correios. A previsão é que os donos de imóveis recebam a correspondência até o fim de janeiro. O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) tem vencimento em 10 de fevereiro para quem vai pagar à vista, com desconto de 4%. Para quem for parcelar, o vencimento é entre 11 e 15 de cada mês.
As cartas do IPTU 2021 foram entregues pela Prefeitura no dia 13 de janeiro aos Correios. A correspondência inclui o boleto para o pagamento à vista e para a primeira parcela, se for o caso. As demais parcelas precisarão ser geradas pelo próprio pagador.
Francisco Inocêncio, superintendente fiscal da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, lembra que quem não recebeu a carta e deseja gerar o documento ou para quem quer emitir as demais parcelas é possível fazer isso pelo Curitiba App, pela internet pelo endereço https://iptu-dam.curitiba.pr.gov.br/Parcelamento ou nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento que funcionam nas dez Ruas da Cidadania. O horário de atendimento é das 8 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira. É necessário ter em mãos a inscrição imobiliária ou indicação fiscal.
Como usar o Curitiba App
Utilizar o Curitiba App para gerar o IPTU 2021 é simples e rápido. Após fazer um cadastro e criar uma senha, o contribuinte pode colocar o IPTU entre suas preferências e escolher a identificação do imóvel por meio da inscrição imobiliária ou indicação fiscal. O usuário pode colocar e emitir as guias via Curitiba App de imóveis que não estejam vinculados ao seu CPF, inclusive de CNPJ.
O usuário pode salvar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) em formato de PDF, imprimir ou copiar o código de barras. A DAM pode ser paga nos bancos conveniados na boca do caixa, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. É possível pagar por meio de cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático.
Os bancos conveniados para pagamento são Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú/Unibanco, Sicredi, Sicoob e Mercantil.
Para quem optou pelo débito automático, independente do dígito, a primeira parcela será paga em 19 de fevereiro e as demais todo dia 11. Quem quiser se cadastrar para pagar no débito automático precisa fazer a solicitação, diretamente em seu banco, nos canais de atendimento disponibilizados, 30 dias antes do vencimento da parcela (esse é o prazo que os bancos pedem para realizarem seus cadastros). O contribuinte pode fazer essa solicitação mesmo após pagar a(s) primeira(s) parcela(s).
Reajuste
O IPTU incide em 802 mil unidades tributárias (residenciais, não residenciais e terrenos) na capital. Os valores aplicados de reajuste não sofrem alteração desde 2015 e tomam como base os percentuais estabelecidos na lei complementar número 105 de 8 de dezembro de 2017 e na lei complementar número 91, de 23 de dezembro de 2014, que instituiu a planta genérica de valores da em vigor.
Pela lei, o valor de reajuste a cada ano é de 4% para imóveis edificados e de 7% para imóveis não edificados - mais a correção monetária medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Para 2021, a atualização leva em conta a variação do IPCA entre dezembro de 2019 e novembro de 2020, que foi de 4,31%.
Para quem pagou R$ 180 de IPTU em 2020, por exemplo, o pagamento em 2021 será de R$ 194,95 no caso de imóveis prediais e de R$ 200,35 nos terrenos.
Alíquotas
As alíquotas do IPTU também permanecem inalteradas. As nove faixas variam de 0,2% a 1,1% do valor venal para imóveis edificados residenciais; de 0,35% a 1,8% para imóveis comerciais; e de 1% a 3% para imóveis sem construção.
Taxa de lixo
Juntamente com o IPTU, o contribuinte receberá a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) 2021.
Assim como ocorreu em 2019 e 2020, a taxa não sofreu alteração de valor para 2021 e segue as mesmas regras. A taxa residencial permanece em R$ 275,40 por ano, o que representa um custo diário de R$ 0,75. Para os imóveis não residenciais, a taxa permanece em R$ 471,60. A TCL é discriminada no documento de pagamento.
O IPTU é um importante instrumento da administração financeira do município, fundamental para o orçamento da cidade. A arrecadação entra para o Tesouro Municipal e o recurso é usado nas diversas áreas da administração para atender as demandas da população.
IPTU 2020
Por conta do impacto da pandemia na economia na vida do contribuinte, a Prefeitura lançou um programa de refinanciamento de débitos de 2020 em até 36 vezes. O Refic-Covid-19 inclui a possibilidade de refinanciamento de IPTU e TCL com vencimento até 15/12/2020.
Datas IPTU 2021
Prazo para pagamento à vista, com desconto de 4% - 10 de fevereiro
Prazo para pagamento da primeira parcela em caso de parcelamento do IPTU
11 a 15 de fevereiro, conforme a indicação fiscal. As demais parcelas vencem no mesmo dia a cada mês até novembro
Prazo para pagamento da primeira parcela do IPTU parcelado, se estiver em débito em conta – 19 de fevereiro (As demais parcelas serão debitadas todo dia 11)
Prazo para solicitar impugnação do IPTU 2021 – 10 de fevereiro
| Prefeitura de Curitiba | | | | O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta quinta-feira (21/1), em reunião no gabinete da Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma, acompanhado dos integrantes da mesa diretora do Legislativo Municipal, o 1º vice-presidente, vereador Alexandre Leprevost e a 2ª secretária, vereadora Professora Josete.
Acompanharam Greca na reunião, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o vereador Pier Petruzziello e o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.
Aos vereadores o prefeito destacou o processo democrático que prevaleceu na eleição da mesa diretora daquela Casa e elencou prioridades da cidade que devem ser encaminhadas ao Legislativo. Greca também anunciou a permanência do vereador Pier Petruzziello na lideranca do governo na Câmara nesta nova legistatura.
"Fiquei tranquilo com a eleição de vocês. Eu respeito muito a Câmara", disse Greca.
O presidente da Câmara, Tico Kuzma, salientou a boa condução na eleição interna da Casa, sem interferências do Executivo.
"A alternância de poder é importante para o andamento dos trabalhos. Agradeço a forma democrática e republicana de respeito à Câmara por parte do prefeito", disse Kuzma.
O presidente da Câmara disse ainda que a mesa eleita para esta legislatura é pluripartidaria, com dois vereadores de primeiro mandato e também com participação feminina. "O trabalho do comando do Legislativo tem foco nas questões da Câmara que são voltadas à sociedade. Pretendemos usar a escola do legislativo e oferecer parcerias com a sociedade. Queremos trabalhar em consonância com a Prefeitura. Discutir, mas ter celeridade na votação de questões importantes", observou Kuzma.
Na opinião da vereadora Professora Josete, existe uma leitura errada de que quem é oposição sempre vota contra. "Isso não é verdade. Temos compromisso com a cidade. O que for bom pra cidade e à população estaremos juntos sempre", disse ao prefeito que, por sua vez, elogiou a atuação de Josete em favor de Curitiba e relembrou também de vereadores do mesmo partido com quem conviveu em legislaturas anteriores entre eles Jorge Samek, Natálio Stica e Angelo Vanhoni.
O líder do governo na Câmara, Pier Petruzziello, ressaltou o bom trabalho da vereadora Josete na condução da Casa. "Respeitamos as diferenças ideológicas e fazemos um bom contraponto na Câmara. É o que vamos buscar também com os demais partidos", comentou.
Prioridades
De acordo com o prefeito, em 2 de fevereiro serão encaminhados projetos prioritários da administração municipal para a retomada econômica e aumento do fundo de aval, para impulsionar a cidade no pós-pandemia. "Teremos ainda um plano de obras e prevemos a criação de um plano de habitação popular, com financiamento da Caixa. Também é importante que os vereadores apresentem emendas e encaminhem sugestões de ruas ao plano de pavimentação", salientou o prefeito.
Um tema apresentado pelos vereadores ao prefeito diz respeito a estudos para a construção de um novo prédio da Câmara.
"Minha vontade é dar uso ao espaco onde estão as ruínas do Hotel Tasse, no entorno da Câmara. É uma área que somada ao antigo terreno da estação pode ser um lugar para a nova Câmara. O ideal que o plenário de honra continue no prédio histórico para que seja preservado. Prédio tem que ter firmeza, utilidade e beleza. Uma das condições de preservação é a utilidade. Se não tiver utilidade, morre", disse Greca.
De acordo com o prefeito, a revitalização daquela área será incluída no projeto do Rosto da Cidade para o eixo da Barão do Rio Branco. O Ippuc deve encaminhar os estudos do novo prédio da Câmara e também verificar a possibilidade da composição de uma parceria Público Privada para viabilizar o empreendimento do Legislativo.
Também estiveram presentes à reunião, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Cristiano Hotz, os assessores especiais Cibele Fernandes Dias e Lucas Navarro e o diretor do Departamento Técnico Legislativo da SGM, Rodrigo Ajuz.
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