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Time spent in different sedentary activity domains across adolescence: a follow-up study
Silva MP, Guimarães RF, Bacil EDA, Piola TS, Fantinelli ER, Fontana FE, et al.
Jornal de Pediatria 2022;98(1): https://doi.org/10.1016/j.jped.2021.03.007
Comentado por: Prof. Dr. Herberto Jose Chong Neto
Professor Adjunto, Departamento de Pediatria, Universidade Federal do Paraná
Nesse estudo os autores avaliaram as possíveis mudanças no tempo despendido em atividades sedentárias por adolescentes (12 a 15 anos), entre 2015 e 2017 e empregaram o Questionário de Atividade Sedentária do Adolescente, assim como o de Perfil de Atividade Juvenil (YAP), além de dados socioeconômicos e antropométricos. O Questionário de Atividade Sedentária do Adolescente avalia o tempo gasto, pelos adolescentes, em atividades sedentárias, divididas em cinco domínios tais como: tempo de tela (assistir televisão, vídeos/DVDs, computador para lazer [internet, mídias sociais] e videogames); atividades educativas (sentar em sala de aula, fazer lição de casa com ou sem o uso do computador e fazer cursos ou aulas particulares); atividades culturais (leitura para lazer, artesanato ou outros hobbies manuais e tocar instrumentos musicais sem esforço físico); atividades sociais (encontros com amigos, conversas com amigos por telefone e aulas, ou participação em eventos religiosos nos finais de semana) e atividades de transporte sedentário (viagens ou deslocamentos de carro, ônibus, metrô ou motocicleta). Todos os adolescentes, matriculados em 14 escolas públicas de Curitiba, Brasil, responderam o Questionário de Atividade Sedentária do Adolescente nos anos de 2015, 2016 e 2017. No decorrer do tempo de acompanhamento, o tempo de sedentarismo total manteve-se estável. Entretanto, houve redução significativa no tempo de uso de telas e aumento do tempo com as atividades sedentárias sociais. Durante o seguimento as adolescentes apresentaram menores tempos de tela (assistir televisão, videogames) e maiores de atividades com deveres de casa e de atividades extracurriculares sociais. Adolescentes mais velhos apresentaram maior tempo de atividade sedentária total assim como a de atividades educacionais e culturais, que predominou entre os adolescentes cujos pais tinham nível educacional mais elevado. Se por um lado houve redução do tempo de telas, não houve mudanças suficientes nos demais tempos sedentários avaliados, o que reforça a necessidade de medidas direcionadas a aumentar a atividade física entre os adolescentes.
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