Mobility Now

BMW aposta em reciclagem para reduzir custos de baterias de elétricos

Na contramão de outras montadoras, fabricante alemã quer dispensar investimento em mineração

redacao-ab
Redação AB
  • 03/04/2023 - 13:50
  • um minuto de leitura
    
             BMW aposta em reciclagem de baterias em vez de mineração

    A BMW decidiu apostar na reciclagem para reduzir os custos das baterias. Ao mesmo tempo, a fabricante alemã diz que deseja diminuir seu investimento em mineração. 

    "Não achamos certo investir em minas. Consideramos mais importante recuperar matérias-primas de carros e outros produtos", garantiu o diretor financeiro da BMW, Nicolas Peter, em entrevista à agência de notícias Reuters.

    A montadora alemã tem seu próprio centro de pesquisa de células de bateria na Alemanha. Mas deixou o desenvolvimento em larga escala por conta dos parceiros CATL e EVE Energy, com produções na China e na Europa, respectivamente.


    VEJA TAMBÉM:
    - Novo BMW X1 impressiona por tecnologia e boa dirigibilidade
    - BMW diz que 50% das suas vendas globais serão de carros elétricos até 2030


    Reduzir os custos da bateria, a maioria proveniente de matérias-primas, é o principal desafio para as montadoras que tentam gerar lucros com veículos elétricos equivalentes aos obtidos com carros com motor de combustão.


    - Faça a sua inscrição no #ABX23 - Automotive Business Experience


    A Volkswagen tem apostado alto na expansão de sua produção própria de baterias, mas diferente da BMW não deixou de investir em minas para garantir o controle da cadeia de suprimentos. Já a Mercedes-Benz decidiu alocar capital para mineração e montou um escritório de matérias-primas no Canadá.

    Para reciclagem de baterias, BMW utiliza joint-venture na China

    A BMW deve se concentrar na criação de demanda por meio da produção de automóveis e parceiros com mais experiência para construir infraestrutura de larga escala para eletrificação.

    Segundo Peter, embora a montadora prefira reciclagem em vez da mineração como forma de colher minerais críticos e tenha uma instalação de reciclagem de células de bateria por meio de sua joint venture na China, não há necessidade de desenvolver grandes instalações próprias de reaproveitamento de células.

    Em vez disso, a marca premium vai apostar na demanda por matérias-primas recicladas por meio do crescimento das vendas de seus carros elétricos. Além de trabalhar com parceiros para reciclar em escala.

    "Com o desenvolvimento de nossos negócios, estamos criando a motivação para investir, mas não precisamos desenvolver grandes instalações de reciclagem para células de bateria", garantiu on executivo.