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Economia circular: Fabricante comemora reciclagem de 2 mil toneladas de material

Ibema tem parcerias que enviam grandes quantidades de embalagens de volta à fábrica para produzir o papelcartão Ritagli

  • Data: 22/11/2021 13:11
  • Alterado: 22/11/2021 13:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Ibema
Economia circular: Fabricante comemora reciclagem de 2 mil toneladas de material

O papelcartão Ritagli em embalagens de cosméticos

Crédito:Divulgação

Por meio de uma cadeia de supply chain inteligente e de parceiros que permitem colocar a economia circular em prática, a Ibema comemora a marca de 2 mil toneladas de material pós consumo reciclados em 2021, e a expectativa é fechar o ano com 2,5 mil toneladas que ajudam a retirar o lixo de circulação.

No cálculo, entram aparas pós-consumo de cartões, papéis e ondulados que iriam para o lixo, pois já serviram ao seu propósito. A previsão de reciclagem para 2022 é ainda maior, devido a mudanças de produção, e pode alcançar até 4,5 mil toneladas.

Ibema Ritagli materializa critérios ESG

Lançado em 2019, o Ibema Ritagli é o primeiro papelcartão triplex pós-consumo do mercado brasileiro. O produto tem 50% de fibras recicladas em sua composição, sendo 30% vindas de pós-consumo. Voltado para as indústrias de cosméticos, farmacêutica e próprio para o contato indireto com alimentos, o Ritagli garante ainda printabilidade e verso branco ou creme.

“A Ibema traz ao brand owner a oportunidade de elevar o cumprimento das metas exigidas pela PNRS, com um produto de alta performance. Ao destinar embalagens pós-consumo para a produção de papel cartão de alta qualidade, estamos todos juntos na missão de transformar o problema do lixo em novas embalagens, num ciclo virtuoso”, explica o gerente corporativo de P&D e Novos Negócios da Ibema, Augusto Arns.

O Ibema Ritagli conta com o apoio de cooperativas e empresas de logística reversa para integrar os critérios ESG: o meio ambiente fica mais limpo; as comunidades de catadores geram renda e a gestão de governança mantém a cadeia funcionando no longo prazo. “É preciso comprometimento e inteligência para integrar sustentabilidade, ao reduzir o lixo do planeta e devolver esses materiais ao processo produtivo; responsabilidade social, ao incrementar a renda das famílias de aparistas; e a governança sustentável, capaz de atrair grandes marcas que agregam valor ao produto e contribuem para esse ciclo virtuoso”, explica Arns.

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  • Data: 22/11/2021 01:11
  • Alterado: 22/11/2021 01:11
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