Racionamento voluntário
Programa de Redução Voluntária da Demanda prevê racionamento de energia por parte das indústrias para aliviar crise hídrica.| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que o grupo técnico do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) aprovou um adicional de 205 MW de redução de demanda para utilização pelo ONS ainda no mês de setembro no âmbito do programa Redução Voluntária da Demanda (RVD), uma das medidas anunciadas pelo governo federal para o enfrentamento da crise hídrica.

Com uma extensão de uma semana no prazo para envio de ofertas, o total aprovado chegou a 442 MW contra os 237 MW anteriores, de ofertas enviadas até 10 de setembro. As ofertas de redução voluntária no consumo estão sendo recebidas pelo operador desde 1º de setembro, conforme portaria do Ministério de Minas e Energia.

Segundo o ONS, o segmento da indústria que teve maior adesão ao programa foi o de metalurgia. Na sequência, vêm os ramos de minerais não-metálicos, químicos, extração de minerais não-metálicos, alimentícios, madeira, papel e celulose, serviços e veículos.