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Plataforma do iCarros traz mais de 200 cursos para capacitar equipes de vendas pelo Brasil

Garagem do Conhecimento usa linguagem didática desenvolvida por time de professores e especialistas do setor para capacitação e qualificação de profissionais do setor automotivo

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Vitor Matsubara
  • 25/10/2021 - 13:05
  • | Atualizado há 2 anos, 5 meses
  • 3 minutos de leitura
    
             Garagem do Conhecimento oferece trilhas de cursos de acordo com perfil do aluno

    Vender é uma arte praticada por muitos, mas ainda dominada por poucos. Por mais que diversas pessoas pratiquem o ofício, existem várias técnicas que ajudam a obter resultados com maior eficiência e rapidez. 

    Foi pensando na capacitação dos times de venda e pós-venda dos segmentos de automóveis, peças, motos e pesados que o iCarros desenvolveu a Garagem do Conhecimento. A plataforma, lançada em 2019, é fruto de uma parceria com a Escola de Gestão Automotiva (EGA) e tem o apoio do Itaú Unibanco. 

    “Nosso objetivo é criar uma relação mais firme entre o digital e as lojas de veículos, por meio de cursos à distância, rápidos e dinâmicos que vão ensinar e estimular o uso de ferramentas digitais para gestão, uso de dados e desburocratização de processos”, afirma Douglas Pontele, diretor comercial do iCarros. 

    Além do modelo digital de vendas, a plataforma acompanha a nova jornada de compra do consumidor. “Os parceiros investem muito em treinamento de produto quando vão lançar um novo veículo. Mas entendemos que ainda havia espaço para aprimorar o treinamento de vendas, bem como os processos, a reciclagem e a evolução do mercado. Além de ser uma ferramenta acessível, a Garagem do Conhecimento é uma plataforma super completa que traz conhecimento e expertise para qualificar profissionais da área”, reforça Douglas.

    Aprendendo a negociar 

    Parceira do iCarros, a Escola de Gestão Automotiva atua no setor automotivo desde 1996. A ideia de investir em uma plataforma de capacitação para colaboradores do universo automotivo surgiu há alguns anos, depois de participar de vários congressos internacionais. 

    “Desenvolvemos uma metodologia para treinar colaboradores com base na linguagem prática. Hoje, temos um acervo de conteúdo educacional com mais de 200 cursos disponíveis em sete pilares educacionais, que incluem disciplinas como gestão e até neurociência. Nós ensinamos não apenas a vender carros, e sim a negociar e saber como falar com o cliente”, analisa Silvana Chmelyk, head de educação da Garagem do Conhecimento. 

    A executiva afirma que a metodologia de ensino é desenvolvida para profissionalizar, ainda mais, os profissionais deste mercado. Além do material de apoio no formato de eBooks, a plataforma separa os cursos em trilhas, sugerindo outros conteúdos de acordo com os interesses do aluno caso ele esteja indeciso sobre quais cursos acompanhar. 

    “Nossa intenção é fazer com que o usuário se sinta estimulado a fazer os módulos. Foi por isso que pesquisamos muito sobre o nível de educação das pessoas, o grau de escolaridade e outros fatores importantes”, afirma Silvana. 

    Faça do seu jeito 

    O programa educacional se divide em várias frentes, sendo à distância com a plataforma Garagem do Conhecimento, que já possui mais de 10 mil usuários ativos com acesso aos diversos conteúdos disponíveis mensalmente na plataforma, o MBA em Estratégia de Negócios com ênfase no setor automotivo –parceria entre iCarros e Trevisan –, que possui atualmente mais de 200 alunos, e ainda o Encontro de Vendedores, que na versão presencial entre 2019 e 2020 treinou mais de 3 mil profissionais e, durante a pandemia alcançou mais de 5 mil pessoas na versão digital.  

    A curadoria do conteúdo lecionado na Garagem do Conhecimento é feita por professores e especialistas de dentro e fora da indústria automotiva. 

    “Somos caçadores de talentos de profissionais do setor. Fazemos buscas constantes no mercado para encontrar os melhores profissionais, incluindo consultores do setor automotivo que assessoram montadoras e lojas de carros. Nós temos uma coordenação educacional responsável pelos sete pilares de ensino, e todos os meses temos novos professores chegando na plataforma”, afirma Silvana. 

    Além de oferecer um amplo acervo de conteúdos de capacitação profissional, a Garagem do Conhecimento também pode ser personalizada de acordo com a necessidade e estratégia de negócio de cada concessionária ou revenda que deseja realizar um treinamento com seus colaboradores.

    “Ainda é possível realizar uma customização dentro da plataforma. Assim, nós podemos oferecer cursos que sejam mais interessantes para o cliente e que são acessados apenas por meio de um login e uma senha. Fora isso, é possível mensurar a transmissão do conhecimento, já que a plataforma mapeia todas as ações realizadas dentro da sua estrutura, como o tempo que cada usuário assistiu um vídeo, por exemplo. Gerando relatórios específicos para mapeamento e análise por parte da gestão.” 

    Diante de tudo isso, Silvana acredita que a Garagem do Conhecimento é uma ferramenta completa para ajudar as equipes de vendas e seus líderes a atingirem a alta performance nesse momento de transformação do mercado. 

    “A Garagem oferece conhecimento e expertise para qualificar o profissional da área automotiva. É uma plataforma com cursos que oferecem mais de 30 mil minutos de aprendizado, conta com mais de 100 professores e já emitiu mais de 10 mil certificados. É algo inovador dentro da educação corporativa voltada ao setor e que agrega trilhas temáticas e parceiros tão relevantes”, conclui.