Mobility Now

Volocopter quer quatro rotas para carros voadores em Singapura até 2030

Empresa propõe modelo que poderia render US$ 3,1 bilhões por ano ao país

victor
Victor Bianchin, AB
  • 14/02/2022 - 15:51
  • | Atualizado há 2 anos, 2 meses
  • 2 minutos de leitura

    A Volocopter, fabricante de eVTOLs, publicou hoje um documento propondo uma rede de rotas de carros voadores em Singapura. Contando com duas rotas turísticas, uma de traslado ao aeroporto e uma para países próximos, a estrutura poderia render US$ 3,1 bilhões por ano ao país a partir de 2030.

    As viagens seriam realizadas com três tipos diferentes de carros voadores: o Volodrone (para cargas pesadas), o Volocity (táxi aéreo) e o Voloconnect (táxi aéreo para longas distâncias). Os dois primeiros conseguem carregar até 200 kg e são mais lentos, atingindo 80 km/h e 90 km/h respectivamente. O Voloconnect é mais robusto, aguentando até 400 kg e viajando em cruzeiro a 180 km/h.

    Os veículos irão se locomover entre vertiportos, que são estruturas especiais para decolagem e pouso de eVTOLs. Quatro deles já estão planejados: um na Baía da Marina, área de prédios luxuosos no litoral, um na ilha resort de Sentosa, um no Marina South, bairro de negócios e lazer, e um no Aeroporto de Changi, ao leste de Singapura. As rotas na Baía da Marina e em Sentosa seriam turísticas, enquanto a do Marina South seria principalmente para trabalhadores e pessoas viajando a negócios. Já o vertiporto do aeroporto seria para o longo prazo, servindo de base para viagens de Voloconnect para os países vizinhos Malásia e Indonésia.

    Para controlar toda a operação, a Volocopter propõe o uso do VoloIQ, um software de manejo de dados, planejamento de voos e monitoramento. De acordo com a empresa, os US$ 3,1 bilhões por ano de rendimento seriam gerados com a venda de tarifas e parcerias com  o governo. A Volocopter projeta que até 1.300 empregos poderão ser criados.

    “Por meio de acordos já existentes e parcerias com líderes globais, como Daimler, Aéroports de Paris, Microsoft Azure, e agora a CAE, a Volocopter planeja lançar seus serviços comerciais em cidades do mundo nos próximos anos. Para conseguir isso, estamos comprometidos em transformar Singapura em um hub de pesquisa, desenvolvimento, manutenção e treinamento de pilotos para a mobilidade áreas urbanas”, diz o documento.

    A Volocopter é a única empresa de eVTOLs a possuir, até o momento, as aprovações DOA e POA da EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação). Ainda não há data certa para os carros voadores da empresa começarem a operar comercialmente, mas isso deve ocorrer em meados desta década.