Setor Automotivo

VW investirá 800 milhões de euros para acelerar desenvolvimento de veículos

Marca vai realizar mudanças em todas as etapas de futuros projetos de carros e promete capacitar mais de 10 mil funcionários

vitor
Vitor Matsubara
  • 04/03/2022 - 15:17
  • um minuto de leitura
    
             Grupo alemão promete redução significativa no tempo de desenvolvimento de veículos
    Advertisement

    A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (4) que promoverá uma reestruturação na divisão de desenvolvimento técnico. A área tem sede em Wolfsburg, na Alemanha, e emprega 11.500 funcionários.

    Entre as medidas, a empresa pretende redesenhar todas as etapas de desenvolvimento de produtos, além de realizar mudanças nos departamentos de software e de relacionamento com clientes.

    “Se o automóvel está cada vez mais se tornando um produto repleto de tecnologia embarcada, então o desenvolvimento do veículo deve contemplar softwares em todas as dimensões. Estamos fazendo com que a área de DT seja mais conectada e mais eficiente”, declarou Thomas Ulbrich, membro do conselho administrativo responsável pela área.

    O executivo explicou que a transformação começará fora do Grupo VW, por meio do centro de desenvolvimento do Campus Sandkamp, em Wolfsburg. A monbtadora promete investir 800 milhões de euros para torná-lo referência global no desenvolvimento de veículos.

    Inspiração no mundo da aviação

    A evolução da conectividade nos veículos fez com que a Volkswagen voltasse suas atenções para aprimorar a experiência do usuário em todas as fases do processo de desenvolvimento de um carro.

    Assim, a fabricante pretende concentrar seus esforços em funções e sistemas em vez de apenas componentes. O processo é conhecido como engenharia de sistemas e é utilizado com frequência em indústrias como a aeronáutica.

    Além de promover uma reestruturação nas fases de desenvolvimento, a Volkswagen pretende reduzir o tempo de desenvolvimento de seus produtos em até 25%. No futuro, a empresa afirma que o projeto de um veículo poderá ser completado em 40 meses, em vez dos atuais 54 meses.

    Para atingir esses objetivos, a VW anunciou que investirá pesado na qualificação de funcionários. Segundo a empresa, “centenas de empregados já estão sendo treinados”. Até 2030, aproximadamente 4 mil colaboradores serão treinados para assumir novas posições, enquanto de 6 mil a 8 mil serão capacitados e receberão treinamentos para aprimorar seus conhecimentos.