Falta de eletropostos pode dificultar avanço dos carros elétricos

Oliver Zipse, presidente da Acea, durante apresentação em evento sobre veículos elétricos

Por REDAÇÃO AB
  • 22/06/2021 - 16:12
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
  • um minuto de leitura

    Durante apresentação em um evento sobre automóveis elétricos realizado na terça-feira, 22, Oliver Zipse, presidente da Acea – entidade que reúne as montadoras europeias – afirmou que “a transformação do setor de mobilidade está acontecendo aqui e agora”. Contudo, o executivo (que também é CEO da BMW) chamou a atenção para outro problema: a necessidade de implantar um número suficiente de pontos de carregamento e de estações de hidrogênio em toda a União Europeia.

    Zipse aproveitou para incentivar a Comissão Europeia a implantar metas obrigatórias para infraestrutura em todos os países membros da entidade. “Sem essas metas, enfrentaremos um gargalo para a eletromobilidade e nossa transformação perderá o ímpeto”, alertou.

    Publicidade



    Já se antecipando à revisão dos limites de CO2 para automóveis de passeio e comerciais leves, que deverá ocorrer em julho, Oliver Zipse advertiu que a futura “Europa verde” não deve se basear em estratégias proibitivas e em limitações.

    “Que imagem temos em mente quando pensamos na Europa em 2030, 2040 e 2050? É a nova Europa verde impulsionada por uma cultura de proibições e restrições ou é a estimulada pela inovação e competitividade?”, prosseguiu Zipse.

    “A indústria automotiva contribuirá totalmente para alcançar a meta de uma Europa neutra em carbono em 2050 – em uma abordagem holística e neutra em tecnologia. E nas condições certas, estamos abertos a adotar metas de redução de CO2 ainda maiores em 2030”, afirmou.