• Redação Galileu
Atualizado em
Exemplo de rocha reciclada há 400 mil anos (Foto: Ran Barkai)

Exemplo de rocha reciclada há 400 mil anos (Foto: Ran Barkai)

Materiais encontrados na caverna de Qesem, em Israel, sugerem que os primeiros humanos já mantinham hábitos de reciclagem há 400 mil anos. Os pesquisadores notaram que pedaços de ferramentas quebradas feitas com pedras eram reutilizadas para a construção de outros equipamentos, de acordo com um estudo publicado sobre o assunto.

"Reciclar era um modo de vida para essas pessoas", disse o cientista Ran Barkai, em comunicado. "Faz tempo que a reciclagem faz parte da evolução e das culturas humanas. Agora, pela primeira vez, estamos descobrindo os usos específicos do 'kit de ferramentas' reciclado da caverna de Qesem."

Leia também:
Navio do século 19 é encontrado por acaso no Golfo do México
Crianças encontram cemitério de 5,6 mil anos em parquinho de escola

Nos últimos anos, arqueólogos que trabalharam em escavações de diferentes regiões do planeta descobriram evidências de que humanos que viveram na Pré-História reciclavam objetos usados ​​na vida cotidiana. Graças às condições ambientais da caverna de Qesem, os materiais estavam com um alto índice de preservação, o que permitiu a análise de micro resíduos na superfície das ferramentas de pederneira.

Especialistas experimentaram ferramentas encontradas para entender funcionamento (Foto: Flavia Venditti)

Especialistas experimentaram ferramentas encontradas para entender seu funcionamento (Foto: Flavia Venditti)

"Usamos análises microscópicas e químicas para descobrir que essas pequenas e afiadas ferramentas recicladas foram especificamente produzidas para trabalhar com recursos animais como carne, couro, gordura e ossos", explicou Flavia Venditti, outras pesquisadora do grupo. "Nós também encontramos evidências de processamento de plantas e tubérculos [como batata e mandioca]."

Para Venditti, o estudo permitiu demonstrar que os pequenos fragmentos de pedra reciclados eram usados ​​em conjunto com outros tipos de utensílios, o que permitia a constituição de um 'kit de ferramentas' maior e mais diversificado, no qual cada ferramenta era projetada para um trabalho específico. "Essa pesquisa destaca dois tópicos debatidos no campo da arqueologia paleolítica: o significado da reciclagem e o papel funcional das pequenas ferramentas", observou Barkai..

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.