UFSC e Nissan testam baterias de modelo elétrico para armazenar energia em postes de luz solar

30/09/2019 14:00

Serão iniciados os testes para o uso de baterias de segunda vida do Nissan (veículo 100% elétrico). Foto: Jair Quint

Após a utilização nos veículos elétricos, as baterias ainda possuem uma grande capacidade de carga remanescente. Na próxima quarta-feira, 2 de outubro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Nissan irão iniciar os testes para o uso de baterias de segunda vida do Nissan LEAF (veículo 100% elétrico). O objetivo é o armazenamento da energia de postes de luz equipados com painel solar fotovoltaico.

Durante o evento, postes solares serão ligados usando as baterias do modelo e passarão a iluminar parte do pátio do Centro Fotovoltaica da UFSC, localizado no Sapiens Parque S.A., no Norte da Ilha de Santa Catarina. Os postes são alimentados por uma combinação de painéis solares e baterias do veículo elétrico na base. No futuro, este estudo pode permitir o acesso à iluminação pública para regiões que não são abastecidas pela rede tradicional de energia elétrica.

O projeto é fruto do memorando de entendimento assinado, no ano passado, entre a fabricante japonesa e a UFSC, tendo como objetivo estudar soluções futuras para as baterias usadas em carros elétricos. Estarão presentes no evento o coordenador do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC, professor Ricardo Rüther, e o diretor de Comunicação da Nissan, Rogério Louro. A imprensa poderá acompanhar os testes e realizar gravações e fotos.

Tags: bateriasbaterias usadasFotovoltaicaNissanSapiens Park