O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses segue a trajetória de crescimento. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o indicador ficou em 104,1 pontos em março, acumulando alta de quatro pontos percentuais (p.p.) no primeiro trimestre do ano. Este também foi o maior nível registrado desde abril de 2020, quando chegou a 109,3 pontos.

Já o quesito Perspectiva de Consumo caiu 2,7% de fevereiro para março e por ainda estar abaixo dos 100 pontos, continua no patamar considerado insatisfatório. Porém na comparação com março de 2021, o subíndice demonstra melhora considerável de 21,9%, evidenciado uma recuperação, ainda que lenta, da intenção de consumo das famílias.

Desde o início da pandemia, os consumidores paranaenses têm reduzido a compra de bens duráveis, geralmente de maior valor e que demandam parcelamento ou financiamento. O subindicador Momento para Duráveis vem sofrendo reduções consecutivas e caiu 24,5% em relação ao ano anterior e 8,6% na variação mensal.