O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021, termina nesta terça-feira (31), às 23h59m59s. Depois disso, quem entregar com atraso paga multa. No Paraná, até a sexta-feira passada (27), foram entregues 1.890.100 declarações, de um total esperado de 2.220.000 documentos. Ou seja, restavam pouco mais de 300 mil declaraçõesa serem encaminhadas para a Receita Federal.

Quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo estará sujeito à multa. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 (trinta) dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).

Nesta terça-feira também acontece o depósitodo primeiro lote de restituição do IRPF. O pagamento é sempre feito no último dia útil do mês. O primeiro lote é destinado a contibuintes preferenciais, como os idosos.