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Mercedes-Benz começa a vender carros autônomos mais avançados do mundo

Batizado de Drive Pilot, software tem nível 3 da tecnologia e será oferecido como opcional na Alemanha a partir de maio

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Victor Bianchin, AB
  • 09/05/2022 - 16:40
  • | Atualizado há 1 ano, 11 meses
  • 2 minutos de leitura

    A partir de 17 de maio, a Mercedes-Benz passa a oferecer o sistema de direção autônoma Drive Pilot como opcional para o Classe S e para o EQS na Alemanha. A novidade possui o nível 3 na escala da tecnologia. Com isso, o sistema é o primeiro do tipo a receber uma licença internacional, marca conquistada em fevereiro, o que tornará os modelos da marca equipados com ele os carros autônomos mais avançados do mercado.

    Existem seis níveis de direção autônoma definidos pela SAE International, indo de 0 (nenhuma automação) a 5 (total automação). Outros sistemas conhecidos no mercado, como o Autopilot da Tesla, o SuperCruise da GM e o BlueCruise da Ford, são todos de Nível 2. A Honda conseguiu a aprovação de Nível 3 para seu Honda Legend, mas ela vale apenas para o Japão, enquanto a licença do Drive Pilot é internacional, atendendo os requisitos legais do Regulamento Nº 157 da ONU (Organização das Nações Unidas).

    No entanto, para o carro circular pelas ruas, é preciso que as vias em questão possuam autorização local para esse tipo de direção autônoma. Por enquanto, isso só acontece em 13.000 km de vias na Alemanha, e é esse o motivo de o opcional só estar disponível por lá neste primeiro momento. Mas já há testes acontecendo nos EUA e na China e a perspectiva é de que, em breve, a direção autônoma Nível 3 seja permitida também em vias desses países. A Mercedes-Benz, inclusive, já disse que pretende obter a homologação para os estados norte-americanos de Califórnia e Nevada até o final do ano, desde que a situação legal permita a operação do sistema.

    Promessa é de tecnologia mais avançada de condução autônoma

    O Drive Pilot consegue acelerar, frear, mudar de faixa e circular em vias com tráfego pesado e engarrafamentos a uma velocidade de até 60 km/h. O perfil da rota, os eventos ocorridos durante o trajeto e os sinais de trânsito são analisados e levados em consideração. O sistema também reage a situações de trânsito inesperadas fazendo manobras evasivas dentro da pista ou manobras de frenagem. Tudo isso sem intervenção do motorista.

    Para realizar todas essas ações, o sistema de condução autônoma utiliza a tecnologia de detecção do veículo do Pacote de Assistência à Condução e inclui sensores adicionais. Estes incluem principalmente radar, Lidar (Light Detection and Ranging, sistema de medição de distâncias baseado na luz) e câmeras, mas os sensores de ultrassom e umidade também fornecem dados valiosos.

    A localização exata de um carro equipado com o Drive Pilot é determinada usando um sistema de posicionamento de alta precisão que é mais poderoso do que os sistemas GPS convencionais. Além dos dados anônimos coletados por sistema Lidar, câmera, radar e sensores de ultrassom, um mapa digital HD fornece uma imagem tridimensional da estrada e arredores com informações sobre a geometria da via, características, sinais de trânsito e eventos especiais de tráfego (como acidentes ou obras).