Divulgação

Saber a origem de um produto é essencial para atestar sua confiabilidade. Porém, para onde ele é destinado depois de utilizado é um desafio e está diretamente relacionado ao bem-estar da sociedade. Pensando nisso, a Favretto Painéis, com mais de 45 anos de mercado, inovou mais uma vez ao conseguir, por meio de um projeto de reutilização com a ONG Eco local Brasil, criar um ciclo de reuso que transforma produtos e evita descartes incorretos no meio ambiente.

Em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Eco Local Brasil, a empresa realiza a reutilização das lonas que são produzidas pela própria empresa, mas com um grande diferencial. “A fabricação das lonas e estruturas são 100% próprias. Quando precisamos remove-las dos painéis acionamos a Eco Local que faz todo um trabalho de descaracterização da marca primeiro e rastreabilidade até o destino final, quando ela é ressignificada e se torna parte da composição de diversos outros produtos que retornam a sociedade com funcionalidades diferentes”, explicou o gerente de marketing, Enrique Favretto.

A ação pioneira no Brasil garantiu à Favretto o selo BioOH de sustentabilidade, inserindo a marca como a primeira empresa do Brasil preocupada com o rastreamento e transformação de lonas. “Ser sustentável significa olhar para o ciclo do produto de uma forma completa e transforma-lo, evitando o descarte no meio ambiente. A Eco Local Brasil atua há 20 anos com ações ambientais e preservação de oceanos e há um ano em parceria com a Favretto. Já transformamos mais de 3,7 toneladas de lonas em mais de 15 tipos diferentes de produtos como bancos de praças, floreiras, lixeiras, vasos e tantos outros, que voltam a ter utilidade da sociedade e não precisam ser descartados”, destacou Filipe Oliveira, coordenador de atividades da Eco Local Brasil.

O selo BioOH será lançado oficialmente na feira Mercosuper, idealizada pela Associação dos Paranaense de Supermercados, Apras, e que ocorre nos dias 05, 06 e 07 de abril, no Expotrade em Pinhais. “Temos muito orgulho de trabalhar com temas de extrema relevância para a sociedade, como sustentabilidade e cultura, já que possuímos também outro projeto voltado para esta área. Acredito que como empresa somos os responsáveis por propor um compromisso ambiental com a sociedade e também parceiros, que estão com a atenção voltada para essa contrapartida. A sustentabilidade é um assunto importante e estratégico”, finalizou Favretto.