Setor Automotivo

Sem chips, VW deixa de fazer elétricos e Ford perde produção na Europa

Montadoras paralisaram suas fábricas nesta semana devido à escassez de semicondutores

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Redação AB
  • 17/11/2021 - 11:38
  • | Atualizado há 2 anos, 5 meses
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             Fábrica da Volkswagen em Zwickau

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    Nos últimos dias, as fábricas Volkswagen e Ford na Europa sofreram um grande baque com a crise dos semicondutores, que têm comprometido a entrega mundial de componentes eletrônicos para abastecer as linhas de produção de veículos.

    No caso da Volkswagen, toda sua produção de automóveis elétricos está suspensa nesta semana em suas fábricas de Zwickau e Dresden, na Alemanha, segundo informou a publicação alemã Automobilwoche. Com a interrupção, a estimativa é deixar de montar 5 mil veículos.

    Em Zwickau, são produzidos o hatch VW ID.3 e os SUV VW ID.4, Audi Q4 e-tron e Cupra Born, enquanto a unidade de Dresden fabrica apenas o ID.3. Recém-lançado, o SUV-cupê VW ID.5 está previsto para entrar em produção no fim de dezembro em Zwickau.

    Até agora, a fabricação de carros elétricos da VW não havia sido afetada pela falta de chips porque a estratégia da montadora estava priorizando esse segmento – a linha de montagem dos modelos a combustão Golf e Tiguan em Wolfsburg chegou a ser interrompida diversas vezes neste ano por causa à falta de componentes eletrônicos.

    Também nesta semana, a Ford divulgou que sua produção de veículos continua interrompida ou reduzida em três das suas quatro principais fábricas na Europa devido à crise dos chips.

    Na Alemanha, foram afetadas as unidades de Colônia (que produz o Fiesta), que está parada até 22 de novembro, e de Saarlouis (Focus), que havia retomado na terça-feira (16), mas pararia de novo nos dias 19, 22 e 26 de novembro.

    Na Espanha, a planta de Valência (Kuga) retornou na segunda-feira, 15, mas entre setembro e dezembro vai somar 33 dias de interrupção. Na Romênia, a unidade de Craiova (EcoSport e Puma) retomou a produção em três turnos só em novembro.

    A Ford já deixou de produzir cerca de 375 mil unidades este ano em suas fábricas europeias de automóveis e vans durante até a primeira semana de novembro, segundo estimativa da consultoria AutoForecast Solutions.

    “Como resultado do problema de fornecimento de semicondutores que afeta grande parte da indústria automotiva global, reduzimos o tempo de inatividade em várias fábricas no início deste ano”, disse a Ford em comunicado. A empresa prevê que a escassez de semicondutores vai durar até 2022 e pode se estender até 2023.