Franklin de Freitas – Movimento no feriado é algo que assusta o secretário da Saúde: “Se possível

A próxima semana tem no calendário um dos principais feriados prolongados do País. A Semana Santa e o domingo de Páscoa são daquelas datas que costumam reunir as famílias. Mas, assim como foi no ano passado, é arriscado movimentar-se pelo Estado, alertam as autoridades sanitárias. Nesta semana, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, pediu que as pessoas evitem viagens e aglomerações no feriado.

“Reiteramos que não adianta adotar as medidas de contenção e chegar no feriado com toda aquela movimentação de viagens, visitas aos parentes, um final de semana na praia. Isso tudo ajuda a ampliar a velocidade de contágio”, disse.

“Nosso Rt (taxa de transissão) baixou um pouco, mas os testes mostram que o coronavírus circula muito facilmente, de maneira comunitária, em todo o Estado, principalmente em Curitiba, na Região Metropolitana e na região Oeste. Por isso, quem pode precisa ficar em casa para não fazer o vírus circular”, reforça.

De acordo com Beto Preto, cerca de 40% dos testes feitos atualmente dão positivo, um sinal de que o contágio ainda está alto no Estado.

O pedido e preocupação do secretário vêm especialmente depois do que ocorreu na passagem do Carnaval. Depois daquele feriado, os casos voltaram a aumentar no Estado. E os números de casos graves entre o fim de fevereiro e o mês de março avançaram assustadoramente. Além disso, a circulação de variantes da Covid-19 também ganhou dimensão maior.

Capital

Feriado no serviço público municipal começa na quinta-feira

Decreto publicado no Diário Oficial de quarta-feira (24) estabelece que na segunda-feira, data do aniversário de 328 anos de Curitiba, o expediente será normal nas repartições públicas municipais. De acordo com o documento, na quinta-feira (1/4), o expediente será suspenso e caberá às secretarias e órgãos que exercem atividades essenciais a organização de escalas de trabalho para a garantia do atendimento à população.

Na sexta-feira, data do feriado religioso que antecede o fim de semana da Páscoa, também não haverá expediente, que retorna na segunda-feira seguinte.