Mobility Now

Eve, da Embraer, integra consórcio para linha de carros voadores em Miami

Empresas estão estudando a região para criar conceito de operações

victor
Victor Bianchin, AB
  • 17/03/2022 - 11:35
  • | Atualizado há 2 anos
  • um minuto de leitura

    A Eve, braço da Embraer para o desenvolvimento de eVTOLs, anunciou que irá liderar um consórcio de empresas nos EUA para a criação de um Conceito de Operações (CONOPS) de UAM (Mobilidade Aérea Urbana) entre o Aeroporto Internacional de Miami (MIA) e o Centro de Convenções de Miami Beach. Com isso, as ações da Embraer (EMBR3) fecharam o dia de ontem com alta de mais de 5%.

    Entre os membros do consórcio estão a Skyport, que constrói e opera infraestruturas de decolagem e pouso para aeronaves de mobilidade aérea urbana, a L3Harris, que desenvolve tecnologias de gerenciamento de tráfego aéreo, e a CAMI, que dá suporte à integração responsável da UAM nas comunidades.

    A Eve afirma que está analisando as condições sociais e geográficas da região e ouvindo os comentários dos públicos de interesse. “As informações foram usadas para estabelecer uma compreensão ampla de como a UAM poderia se integrar com segurança junto às operações existentes do Aeroporto Internacional de Miami e em outros lugares do condado”, afirmou André Stein, co-CEO da Eve, em nota à imprensa.

    O consórcio está agora buscando a contribuição da comunidade sobre a primeira fase deste CONOPS e realizará várias sessões para “ouvir e aprender” com públicos de interesse, pares e potenciais operadores. Esses comentários permitirão que o consórcio entenda melhor o ambiente operacional do condado de Miami-Dade, estabeleça um perfil de voo mais detalhado, direcione as questões da comunidade e determine como a infraestrutura para abastecimento dos eVTOLs possa ser incorporada com segurança em um futuro ecossistema de UAM.

    O período de audiências para ouvir a comunidade ocorrerá até 30 de junho de 2022. Após a conclusão deste período, a equipe irá incorporar as opiniões da comunidade e apresentar os resultados para o condado e as partes interessadas no terceiro trimestre de 2022.

    Também ontem, a Eve anunciou um acordo com a linha aérea americana Global Crossing Airlines para vender 200 eVTOLs. Com isso, o número de encomendas da empresa, que já era grande, sobe para mais de 1.800. As entregas começam em 2026.