Sesi Paraná oferece consultorias para que indústrias se adaptem às novas NRs
Sesi Paraná oferece consultorias para que indústrias se adaptem às novas NRs| Foto: AdobeStock
  • Por Sistema Fiep
  • 07/04/2022 13:52

Por agregar duas datas que trazem visibilidade à saúde e à segurança do trabalhador – o Dia Mundial da Saúde (7) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (18) – este mês é conhecido como Abril Verde. A iniciativa tem o objetivo de reforçar a importância da prevenção dos acidentes de trabalho, área em que o Sesi Paraná atua há 75 anos no apoio às indústrias. E uma das ações que tem sido priorizadas é a adequação das empresas às novas Normas Regulamentadoras (NRs).

“O mês traz a conscientização e busca promover o quanto as ações preventivas podem reduzir e até eliminar os acidentes e afastamentos no trabalho”, afirma Robson Gravena, gerente executivo de Segurança e Saúde do Sistema Fiep, entidade à qual o Sesi está ligado no estado. “Neste ano, com a vigência das novas NRs, ganha ainda mais força, já que muitas das mudanças são para uma análise de dados mais transparente e assertiva, visando a execução de ações preventivas”, completa.

Novidades

As NRs foram criadas como dispositivos legais sobre a segurança e saúde do trabalho, que devem ser seguidos por empresas públicas e privadas. Desde 2019, elas começaram a ser revisadas e, em 3 de janeiro deste ano, as novas versões entraram em vigor. Simplificação e desburocratização foram os focos, assim como a reestruturação das comissões e grupos tripartites, que discutem as atualizações.

Com a NR-01, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da NR-09 deixou de valer e está associado a parte de higiene ocupacional (avaliações quantitativas), e o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) passa a contemplar os cinco riscos ocupacionais: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. “Com isso, o PGR traz um novo modelo de gestão de riscos, uma mudança cultural que mudará o modo de pensar, planejar e agir das empresas”, afirma Gravena.

Para atender a essas novas demandas, o Sesi Paraná oferta a criação do PGR para as indústrias. Esse trabalho inclui a criação de um Plano de Ação, além do Inventário de Riscos, ferramentas que auxiliam na estratégia de gestão dos riscos ocupacionais, sugerindo adequações com medidas preventivas e dando suporte à tomada de decisão da empresa.

Mais informações sobre esta e outras soluções podem ser obtidas na unidade do Sesi mais próxima ou pelo 0800 648 0088.