Setor Automotivo

Setor automotivo perde Ivoncy Ioschpe, da Iochpe-Maxion

Presidente emérito do conselho de administração da companhia faleceu aos 81 anos

redacao-ab
Redação AB
  • 22/02/2022 - 19:00
  • 45 segundos de leitura

    Faleceu na terça-feira, 22, Ivoncy Brochmann Ioschpe, um dos fundadores da Iochpe-Maxion, empresa brasileira que figura entre os maiores casos de sucesso da indústria automotiva. O empresário era presidente emérito do conselho de administração da companhia e morreu aos 82 anos.

    O executivo deixa um legado de empreendedorismo e visão de desenvolvimento futuro. Trabalhou por 60 anos na companhia, onde desempenhou a função de diretor presidente até 1998 e, depois, de presidente do conselho de administração até 2014.

    Em paralelo a esta trajetória, cofundou o Instituto de Estudos do Desenvolvimento Industrial (Iedi), que trabalha pela evolução do segmento e, com isso, da economia do país. Ao longo de sua vida profissional, diversificou os negócios da família, que começaram no setor madeireiro, e mais tarde chegaram a incluir uma fábrica da Massey Fergusson e uma sociedade com a Hewlett-Packard, como conta esta matéria da Carta Capital.

    Além do tino para negócios, ele é reconhecido pelo trabalho social e sua contribuição por mais de 30 anos com a Fundação Iochpe, voltada à valorização da cultura e ao desenvolvimento de jovens talentos, responsável pelo bem-sucedido programa Formare, que hoje conta com 46 empresas parceiras.