Mobility Now

Parceria entre VW e Ford terá mais um carro elétrico

Fabricantes expandem aliança em cima da plataforma MEB e norte-americana promete dobrar volume de EVs com novo modelo

redacao-ab
Redação AB
  • 14/03/2022 - 17:09
  • um minuto de leitura

    A parceria entre Volkswagen e Ford para o desenvolvimento de carros elétricos acaba de receber um upgrade. As duas fabricantes assinaram acordo que prevê a produção de outro EV com base na plataforma MEB (Modular Electric Toolkit). De quebra, a marca estadunidense ainda vai dobrar o volume de modelos zero combustão planejados inicialmente em cima dessa arquitetura.

    Pelo plano de expansão da joint-venture, a Ford vai lançar um novo veículo elétrico comercial em cima da plataforma MEB. O primeiro modelo da marca a usar essa base será um crossover, que será produzido no Centro de Eletrificação da Ford, em Colônia, na Alemanha, a partir de 2023. O segundo carro, contudo, não foi detalhado.

    Produção em dobro

    Originalmente, pelo acordo, a Ford havia planejado apenas um modelo baseado em MEB com um volume total de cerca de 600.000 unidades. Com a expansão da parceria com a Volks, o volume saltará para 1,2 milhão de unidades em seis anos. 

    O anúncio ocorreu no mesmo dia em que a montadora norte-americana anunciou seu plano de eletrificação para a Europa, com a previsão de sete novos carros elétricos até 2024

    “A nossa aliança estratégica com a Volkswagen é um elemento importante do compromisso em oferecer uma gama de veículos totalmente elétricos que são exclusivamente Ford e concebidos para satisfazer as necessidades de mobilidade de uma Europa moderna”, valoriza Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa.

    Plataforma elétrica: frente de negócios na VW

    Para a Volkswagen, expandir a colaboração com a Ford reforça a estratégia da montadora alemã em ser uma fornecedora de plataformas para carros elétricos, em uma nova frente de negócios do grupo. A arquitetura MEB já fornece a base tecnológica para 10 modelos elétricos de cinco marcas - foram 300 mil unidades fabricadas em 2021.

    O modelo mais recente da plataforma MEB é o Volkswagen ID. Buzz1, a Kombi elétrica apresentada globalmente no último dia 9 de março. Segundo a VW, a arquitetura também oferece uma base de custos mais competitiva devido a este ganho de "escala global".

    “A rentabilidade e a velocidade são agora cruciais para finalmente alcançarmos o avanço da mobilidade elétrica na Europa. Estamos tratando de ambos em conjunto com a Ford. O acordo de hoje vai acelerar ainda mais a eletrificação das duas empresas”, enaltece Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen para Tecnologia, CEO da VW Group Components e ex-presidente da marca alemã no Brasil.