Abono salarial será pago a 154 mil trabalhadores que não receberam por erro
| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério do Trabalho e Previdência informou neste sábado (5) que irá pagar o abono salarial referente ao ano base 2019 a 154 mil trabalhadores que deixaram de receber o dinheiro devido a um erro de processamento. Em nota, a pasta afirmou que não será necessário tomar nenhuma providência para receber o pagamento e que "o valor será depositado em uma conta digital da Caixa".

O pagamento começará a ser feito na próxima terça-feira (8), acompanhando o calendário de pagamentos de 2022 do PIS/Pasep. Tem direito ao abono quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2019. É preciso também que o trabalhador já estivesse inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos naquele ano, e com os dados atualizados pelo empregador.

O valor a ser recebido varia entre R$ 92 e R$ 1.100, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Para saber se tem direito ao abono, o trabalhador pode ligar para o número 158 ou consultar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.