Setor Automotivo

Marcas automotivas precisam investir em experiências digitais sem abrir mão do mundo real

Painel no #AMME2022 mostra que mundo virtual facilita a vida do cliente, mas contato físico ainda é vital em alguns casos

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Vitor Matsubara
  • 01/04/2022 - 10:14
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    A experiência do consumidor na hora de compra está se transformando rapidamente no setor automotivo e da mobilidade. Além das ferramentas on-line, que ganharam bastante importância depois da pandemia, as empresas buscam oferecer novas experiências para quem está interessado no seu produto. 


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    Diversas empresas de segmentos com ou sem relação direta com automóveis estão apostando em novas ideias. Uma delas é o Mercado Livre, que se consolidou como referência em comércio eletrônico depois da pandemia.

    "Hoje somos um dos maiores vendedores de autopeças do país, e isso reflete o desejo do consumidor, que está cada vez mais conectado", afirmou Luciano Ávila, head Brasil motors da empresa, durante o #AMME - Automotive & Mobility Marketing Experience 2022, realizado por Automotive Business na última segunda-feira, 28, no Golden Hall do Sheraton WTC, em São Paulo.

    Digital e real convivem em harmonia

    Rafael Lindemeyer, diretor de negócios da Ipsos, lembrou que os universos físico e digital são complementares, especialmente em um país tão grande como o Brasil.

    “É preciso compreender o que eu preciso dar para aquele cliente. Cito o exemplo do setor de construção, em que você pode comprar um saco de cimento pela internet. Mas se eu preciso escolher a decoração do quarto da minha filha, essa experiência precisa ser significativa. Então o físico não vai deixar de existir e o digital vai se desenvolver cada vez mais”, ponderou.

    Luciano seguiu pela mesma linha ao ressaltar a importância do contato físico em alguns casos.

    "Ambos os universos (on e off-line) precisam estar integrados para que o cliente possa realizar toda a jornada de compra onde quiser. Nos Estados Unidos, por exemplo, a grande aposta das concessionárias está no uso do smartphone nesse contexto", explicou.

    Um bom exemplo da importância dessa complementaridade de universos está no próprio comércio. Hoje, a maioria dos clientes procura se informar a respeito do produto que tem interesse antes de conhecê-lo em um ponto de venda. Se o consumidor busca informações a respeito daquilo que pretende adquirir, o vendedor também pode (e deve) se informar antes de abordar um cliente.

    “Pesquisas mostram que o brasileiro gosta que os vendedores realizem o atendimento no momento em que o cliente quer. Então será extremamente importante contar com ferramentas que permitam conhecer o cliente antes da interação”, concluiu.