Mobility Now

GM e Honda anunciam parceria para “família de veículos elétricos”

Após desenvolverem dois veículos juntas, empresas expandem atuação conjunta

victor
Victor Bianchin, AB
  • 06/04/2022 - 15:34
  • | Atualizado há 1 ano, 11 meses
  • um minuto de leitura
    
             Honda Prologue, o primeiro fruto da parceria entre as montadoras

    A GM e a Honda anunciaram na terça-feira, 5, que irão se unir para produzir, a partir de 2027, uma nova “família de veículos elétricos”. Ela incluirá SUVs compactos, o modelo mais popular do mundo hoje. O acordo prevê também a uniformização de componentes e processos para o estabelecimento de um padrão internacional de qualidade, além de maior produtividade e otimização dos custos.

    Os carros terão como base uma nova arquitetura global e serão equipados com baterias Ultium, as quais são desenvolvidas pela Ultium Cells, joint-venture entre a GM e a LG. Também leva o nome de “Ultium” a plataforma proprietária da GM para veículos elétricos, a qual a Honda já havia usado para desenvolver o Prologue a SUV Acura, dois modelos para o mercado americano que chegam em 2024.

    Aparentemente, a parceria para desenvolver esses dois modelos foi boa para ambos os lados, levando a esse novo anúncio. Embora tenham sido divulgadas poucas informações sobre a família de veículos (não sabemos a quantidade de modelos, os tipos e nem as datas de lançamento), as duas empresas disseram também que vão avaliar oportunidades para o desenvolvimento em conjunto de novas gerações de baterias.

    Evolução no armazenamento de energia

    A GM atualmente trabalha em baterias de estado sólido e de íon-lítio com silício, juntamente com esquemas de produção que possam ser aplicados para aperfeiçoar e atualizar os processos de fabricação de células de bateria. Já a Honda está progredindo com suas baterias sólidas, as quais a companhia enxerga como elemento central dos futuros EVs. A tecnologia vem sendo demonstrada no Japão pela companhia, que está fazendo avanços rumo à produção em massa.

    “A GM e a Honda vão compartilhar o que têm de melhor em termos de tecnologia, design e manufatura para oferecer uma linha atrativa e mais acessível de veículos elétricos em escala global, incluindo nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, disse Mary Barra, presidente e CEO da General Motors. 

    “Nossa parceria com a Honda e o contínuo desenvolvimento da tecnologia Ultium são os alicerces desse projeto”, disse Doug Parks, vice-presidente executivo de desenvolvimento global de produtos, compras e cadeia de suprimentos da GM. “Nossos planos incluem um carro elétrico completamente inédito para a América do Norte posicionado abaixo do Chevrolet Equinox EV, que ainda será lançado, aproveitando os 2 milhões de unidades de capacidade produtiva que a companhia planeja ter para fabricar EVs até o fim de 2025”, afirmou.

    Há especulação de que a parceria sinalize uma possível fusão das duas montadoras, uma vez que é estranho para a Honda, famosa pelos seus motores, adotar tão facilmente os motores de uma concorrente para planos futuros. A Honda declarou, no ano passado, que pretende vender apenas carros elétricos e híbridos a partir de 2040, mas, até agora, não tem uma plataforma própria para a tecnologia. Ela anunciou que terá uma arquitetura chamada “e:Architecture”, mas a previsão é que ela só chegue na segunda metade desta década.