Descrição de chapéu Aeroin

Embraer anuncia encomenda de 200 'carros voadores'

Entrega dos veículos elétricos de pouso e decolagem vertical é prevista para 2026

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Ferreira
Aeroin

A Eve Urban Air Mobility Solutions, startup criada pela Embraer, e a Halo anunciaram nesta terça-feira (1º) uma parceria para o desenvolvimento de produtos e serviços de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) nos Estados Unidos e no Reino Unido.

O acordo inclui um pedido de 200 unidades do veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da Eve, projeto que vem sendo chamado de carro voador. As entregas estão previstas para começarem em 2026.

O acordo estabelece que a Halo, líder em operações de táxi aéreo de helicóptero nos EUA e no Reino Unido, irá trabalhar com a Eve para desenvolver uma nova operação de eVTOL em ambos os países.

De acordo com a Embraer, a parceria da Eve com a Halo é uma das maiores da indústria de mobilidade aérea urbana.

“Acreditamos que a Eve está projetando uma aeronave que está bem preparada para a certificação inicial e, além disso, apresenta um histórico comprovado de produção”, disse, em nota, Kenneth C. Ricci, diretor do Directional Aviation, fundo de investimento do qual a Halo faz parte.

Protótipo do eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) em desenvolvimento pela Embraer
Imagens do eVTOL, protótipo de carro voador elétrico terá 10 hélices e fará decolagens e pousos verticais - Reprodução/Youtube Embraer

Segundo ele, “o excelente legado de design, certificação e produção de aeronaves que a Embraer traz para este eVTOL posicionam a Eve com vantagens importantes no cenário competitivo".

O relacionamento entre a Embraer e a Eve criará uma das infraestruturas globais de suporte ao produto mais bem-sucedidas do setor. De acordo com Andre Stein, presidente da Eve Urban Air Mobility, a parceria é um passo importante para que a empresa ocupe a posição de líder global na indústria de mobilidade aérea urbana.

“Estamos confiantes de que este relacionamento mutuamente benéfico terá um impacto positivo para muitos usuários futuros e permitirá que ambas as empresas cresçam seus negócios de forma exponencial”, disse Stein.

Esta colaboração, a primeira parceria internacional entre operadoras de eVTOL deste tipo, vai aproveitar o trabalho que a Eve já realiza no mercado do Reino Unido como líder de um consórcio que está solucionando questões regulatórias e operacionais para viabilizar operações de eVTOL em Londres.

Em colaboração com o programa de “innovation sandbox”, da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, a parceria entre a Eve e a Halo resultará em uma das primeiras operadoras a contribuir com este trabalho e continuar a desenvolver Londres como um mercado viável e atraente para as operações de UAM.

Além do pedido inicial e da colaboração para desenvolver uma nova operação de eVTOL, a Eve e a Halo também farão parceria no desenvolvimento contínuo do sistema de Gestão de Tráfego Aéreo Urbano da Eve, bem como nas ofertas de serviços e operações de frotas que a Eve oferece como integradora de ecossistema para operações UAM.

Beneficiando-se de uma mentalidade de startup e apoiada na história de mais de 50 anos da Embraer na fabricação de aeronaves e expertise em certificação, a Eve apresenta uma proposta de valor única ao se posicionar como uma parceira do ecossistema, oferecendo um conjunto de produtos e serviços.

O design do eVTOL da Eve é simples e intuitivo, incluindo o primeiro voo do simulador de engenharia em julho de 2020 e modelo em escala em outubro de 2020.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.