Por Paula Monteiro


E-commerce fatura com a venda de parafusos

E-commerce fatura com a venda de parafusos

Um empresário de Santa Catarina que há anos trabalha com a venda de parafusos e porcas resolveu inovar e vender essa mercadoria tão específica pela internet.

Por 25 anos, quem precisasse comprar parafusos e afins na região de Jaraguá do Sul tinha que ir até o balcão da loja. Depois de estudar bem o mercado online, o empresário Paulo Schwarz resolveu espalhar seus produtos para todo o país.

“Nós fizemos uma pesquisa e realmente não havia ninguém no Brasil que fazia isso de forma especializada. Parafuso sempre foi um produto acessório para a maioria das lojas e nós então decidimos criar um portal que fosse especialista nisso”, conta o empresário.

As vendas no e-commerce começaram em janeiro deste ano, pouco antes da pandemia. O portal não só manteve o faturamento nesses meses, como ajudou no crescimento.

“Este ano, a gente vem com crescimento de 25%, 30% ao mês. A gente está preparado para atender essa demanda porque temos uma estrutura física de uma empresa de 25 anos”, explica Paulo.

Comprar itens tão específicos à distância não é fácil. Por isso, a empresa desenvolveu um site em que a navegação é bem intuitiva, com fotos e informações dos 15 mil produtos cadastrados.

Quando o cliente encontra o que procura, um algoritmo de indicação apresenta toda a linha de produtos. Segundo Paulo, este foi o maior desafio: “Nos dois anos de projeto, a gente ficou mais de um ano pensando como fazer pra que uma pessoa que não seja um especialista consiga comprar um elemento de fixação e tudo o que é agregado a ele”.

O frete é fixo e custa R$ 24,90 para qualquer lugar do Brasil. O destaque é a embalagem: os produtos vêm separados em saquinhos resistentes e são identificados por um QR Code.

Se no meio da obra, faltar parafuso, é só apontar o celular para o código e o cliente é direcionado para o portal. Isso é fundamental para aumentar a satisfação do consumidor e reduzir a quantidade de trocas.

A consultora Ana Vecchi diz que é melhor pecar pelo excesso: “É aquela brincadeira: você entendeu ou quer quer eu desenhe? Desenha, porque se eu for comprar algum produto desse, eu preciso do desenho, preciso entender como eu faço uso desses materiais, das ferramentas e como eu não erro. Ele não vende parafuso, porca, ferragem. Ele vende solução, a informação”.

A empresa tem 40 funcionários e cinco deles estão dedicados à startup de negócios online. Paulo está feliz com o resultado do primeiro ano do e-commerce: “Nós estamos projetando R$ 800 mil em venda de parafusos pela internet. Acreditamos que temos chance de até superar esse número”.

Parafuso Fácil
Rua Ernesto Schutze, 70 - Chico de Paulo
Jaraguá do Sul / SC – CEP: 89254-830
Telefone: (47) 3032-0780
www.parafusofacil.com.br

Ana Vecchi Business Consulting
Ana Vecchi - Consultora De Negócios
Rua David Gebara 146 – Morumbi
São Paulo / SP – CEP: 05642-040
Telefone: (11) 99972-4151
www.anavecchi.com

Conheça empreendedores que estão superando a crise

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!