São Paulo, 29 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

24/07/2021

Junker revoluciona a manufatura do eixo do rotor


(25/07/2021) – Uma das principais marcas no mercado mundial de retificação, a Junker, da Alemanha, desenvolveu novas tecnologias que permitem retificar completamente os eixos de compressor tipo parafuso com alta precisão. A própria empresa define o seu desenvolvimento como “um novo marco na manufatura de eixo de rotor”.

“A Junker simplificou processos e desenvolveu um conceito de retificadora flexível e eficiente que fornece a mais alta qualidade na medição de processo de todas as dimensões críticas, incluindo a inspeção do perfil e a correção automática do perfil”, informa a empresa em comunicado de imprensa.

O desenvolvimento foi realizado para atender demanda da Sullair LLC, de Indiana (EUA), seu cliente desde 2011. Tempos atrás, a empresa alterou seu processo de acabamento para eliminar a demanda por eixos duplos e obteve a mais alta eficiência do compressor. Mas este processo exigia várias configurações de retificadoras para o acabamento de um eixo: era necessário retificar diâmetros e faces do eixo, antes da retífica dos canais do compressor em “on form grinding machines”.

“A tecnologia de eixo de rotor Junker oferece a capacidade de retífica de eixos de compressor com a mais alta eficiência em uma única configuração, com a qualidade da peça controlada pela retificadora. A retificadora cilíndrica Jumat, da Junker, é um divisor de águas para o mercado de retificação”, informa a empresa.


Com o novo processo e com o emprego da retificadora Jumat 6L tudo isso é feito em uma configuração e em uma máquina. Além disso, para trocas mais rápidas e para controlar a qualidade do processo, um sistema de medição in process mede as características principais e ajusta automaticamente o processo para produzir a mais alta qualidade sem intervenção do operador. “A Junker desenvolveu a capacidade de medir perfis de canais de compressor complexos e corrigir o curso de esmerilhamento para esmerilhar rebolos de CBN de forma totalmente automática”.

Segundo a empresa, esta correção é essencial, pois a pressão da ferramenta varia de acordo com a área de contato com o perfil. “É necessário aplicar um rebolo com um perfil incorreto para fazer uma peça perfeita”.

A retificadora controla essa técnica com facilidade e total precisão: a máquina produz peças com uma variação total de +/- 3 mícrons e uma precisão de perfil de menos de 6 mícrons.

Para diferentes formatos de canal e para a retificação de desbaste e acabamento – a máquina é equipada com um trocador de rebolos. Os programas da máquina selecionam os rebolos corretos e gerenciam a vida útil. Se o rebolo atingiu o fim de sua vida útil, o comando solicita um novo e alerta o gerente de produção sobre a compra de um rebolo novo. As peças são levadas até a máquina em uma correia transportadora com autonomia para um turno completo. As peças são carregadas na máquina através de um gantry interno. Com isso, a segurança de todo o sistema é protegida e é possível fazer a retificação com óleo refrigerante.

 

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.