Setor Automotivo

Grupo Audi tem lucro operacional recorde

Apesar do cenário global complexo, empresa que reúne quatro marcas registra retorno sobre as vendas de 24,3% no trimestre

redacao-ab
Redação AB
  • 05/05/2022 - 19:22
  • um minuto de leitura
    Advertisement

    Crise dos semicondutores, Guerra na Ucrânia, lockdown na China. Nada disso abalou as vendas do Grupo Audi, que registrou recorde no lucro operacional no primeiro trimestre de 2022. 

    Segundo balanço divulgado pela empresa, que concentra também as marcas Lamborghini, Bentley e Ducati dentro do Grupo Volkswagen, foram € 3,46 bilhões. Trata-se do maior lucro operacional já gerado pelo Grupo na história em um primeiro trimestre. A receita subiu para € 14,28 bilhões e o retorno operacional sobre as vendas foi de 24,3%.

    Caminho certo

    Apesar das incertezas geopolíticas devido à guerra na Ucrânia e do problema dos chips automotivos, o Grupo Audi mantém a previsão de vendas para o ano fiscal de 2022. A projeção fica entre 1,8 e 1,9 milhão de veículos comercializados das diferentes marcas do grupo, para atingir uma margem operacional de 9% a 11%.

    “O Grupo Audi responde decisivamente aos desafios atuais. As chaves para isso incluem sinergias em todo o grupo, nossa abordagem disciplinada de custos fixos e nosso forte posicionamento de marca. Os principais números financeiros do primeiro trimestre confirmam que estamos no caminho certo”, comemorou Jürgen Rittersberger, membro do Conselho de Administração de Finanças e Assuntos Jurídicos da Audi AG.

    Carros elétricos se destacam

    O lucro foi bom, mas desempenho nas vendas no primeiro trimestre foi fraco para o Grupo Audi. Juntas, as quatro marcas tiveram pouco mais de 390 mil unidades negociadas globalmente, quase 16% a menos que o desempenho no mesmo período de 2021.

    A culpa recai sobre os novos fechamentos ocorridos na China devido à nova onda de Covid-19 e à falta de suprimentos, razões que afetaram em especial as vendas da Audi. A marca das argolas entregou 385.084 veículos, 16,7% a menos que nos três primeiros meses de 2021. 

    Porém, no mercado de EVs a Audi teve um aumento de 66,2% nas vendas do trimestre. Foram 24.236 carros elétricos, ante 14.583 unidades no mesmo período do ano passado.

    Outras marcas foram bem

    A Lamborghini também fechou o melhor trimestre de sua história, com receitas de € 592 milhões (aumento de 13%), lucro operacional de € 178 milhões (+25%) e retorno operacional sobre as vendas de 30% (ante 27,2% no 1T de 2021). 

    A Bentley, consolidada como parte do Grupo Audi pela primeira vez, teve aumento de mais de 40% nas receitas, com € 813 milhões no trimestre. O lucro operacional da marca britanica de alto luxo mais que dobrou e ficou em € 170 milhões (+165%) e o retorno operacional sobre as vendas foi de 20,9% (contra 11,2%). 

    Já a Ducati aumentou suas receitas em 14%. A empresa registrou lucro operacional de € 25 milhões, alta de 19% na comparação com o primeiro trimestre de 2022. Já o retorno operacional sobre as vendas foi 10,7%, ante 10,5% de 2021.

    Em termos de vendas, Lamborghini e Ducati aumentaram suas entregas nos primeiros três meses em 4,8% e 5,1%, respectivamente. A Bentley vendeu 3.203 unidades neste período.