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Realizado o primeiro voo de passageiros com querosene sustentável

Transição do combustível fóssil para alternativas sustentáveis é um dos maiores desafios da aviação

avião querosene sustentável
Empresas e Ministério Infraestrutura e Gestão de Água da Holanda se uniram para um voo inédito com querosene sustentável. Foto: Divulgação

Foi realizado na Holanda, pela primeira vez no mundo, um voo de passageiros parcialmente realizado com querosene sintético produzido de forma sustentável. O anúncio foi feito no dia 8 de fevereiro durante a conferência internacional sobre Combustíveis Sustentáveis Sintéticos de Aviação (SAF) em Haia.

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O primeiro voo comercial de passageiros partiu do aeroporto Schiphol de Amsterdã para Madrid no mês passado, e foi realizado com uma mistura de 500 litros de querosene sintético sustentável. A Shell produziu o querosene sintético em seu centro de pesquisa em Amsterdã com base em CO2, água e energia renovável do sol e vento.

“Tornar a aviação mais sustentável é um desafio internacional que enfrentamos juntos. Hoje estamos dando um grande passo no novo capítulo da aviação. Esta inovação promissora será de grande importância nas próximas décadas para reduzir as emissões de CO2 da aviação. É ótimo que na Holanda tenhamos sido os primeiros a mostrar que isso é possível: parabenizo a todos os envolvidos. Espero que, nestes tempos turbulentos para a aviação, isso inspire as pessoas do setor a continuar neste curso”, disse, Cora van Nieuwenhuizen, Ministra de Infraestrutura e Gestão da Água da Holanda.

A Holanda quer estimular o estudo e a aplicação de combustíveis sustentáveis de aviação (biocombustíveis e querosene sintético) para que as companhias aéreas europeias possam voar inteiramente com combustível sustentável até 2050. Entre as ações do governo está a construção da primeira fábrica europeia de bioquerosene sustentável em Delfzijl.

“A renovação da frota contribuiu significativamente para a redução das emissões de CO2, mas o aumento da produção e o uso de combustível de aviação sustentável farão a maior diferença para a atual geração de aeronaves”, afirma Pieter Elbers, CEO da KLM. Foto: Divulgação

Novas iniciativas e startups

Durante a conferência, várias novas iniciativas e startups puderam mostrar seu trablaho e propostas. Por exemplo, a start-up Synkero anunciou que está colaborando com o Porto de Amsterdã, Schiphol, KLM e SkyNRG na realização de uma fábrica comercial de querosene sustentável sintético no porto de Amsterdã. O projeto busca se conectar com iniciativas sustentáveis na área do Canal do Mar do Norte, como o de uma usina de hidrogênio de 100 megawatts, onde até 15.000 toneladas de hidrogênio verde podem ser produzidas com eletricidade sustentável.

Outra iniciativa é a construção de uma fábrica de demonstração de querosene sustentável usando o CO2 capturado do ar como matéria-prima em Rotterdam. A iniciativa Zenid, na qual estão participando Uniper, Aeroporto de Rotterdam The Hague, Climeworks, SkyNRG e Rotterdam The Hague Aeroporto de Inovação, usa uma combinação de tecnologias inovadoras para se concentrar na aviação neutra em CO2 com querosene sintético sustentável.

Vários Estados membros europeus indicaram durante a conferência que desejam trabalhar nisso. Em comunicado conjunto – Holanda, França, Suécia, Alemanha, Finlândia, Luxemburgo e Espanha indicam que a recuperação da crise atual devido à pandemia deve ser acompanhada por uma aceleração da sustentabilidade do setor de aviação para atingir as metas climáticas e convocar a Comissão Europeia a apresentar uma obrigação europeia de mistura de combustíveis.

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Os Estados-Membros consideram o desenvolvimento de querosene sintético sustentável, em adição ao bioquerosene sustentável, uma das formas mais promissoras e eficazes de reduzir as emissões da aviação nas próximas décadas.

“É um primeiro passo importante e, junto com nossos parceiros, agora precisamos expandir, acelerar e torná-lo comercialmente viável”, exalta Marjan van Loon, Presidente e CEO Shell Holanda, que produziu o querosene sustentável para o voo.

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