Por Érika dos Anjos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-Rio) enviou um ofício de agradecimento ao Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro pela doação de diversos bens mobiliários inservíveis atualmente à autarquia mas de grande valor para entidades filantrópicas. Foram doados itens como cadeiras, monitores, armários, microcomputadores, dentre outros. O Lar Frei Luz também recebeu uma parte dos bens.

De acordo com o documento, assinado pelo presidente José Eustáquio Alves, a doação “irá acrescentar ainda mais qualidade àquilo que é ofertado, para aqueles que usufruem dos Programas desta Instituição”. Ele adiciona que a Apae-Rio funciona há mais de 6 décadas, sendo uma organização filantrópica, sem fins lucrativos, que presta atendimento a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, na área de assistência social e saúde, além de disponibilizar-se para parcerias futuras.

Periodicamente, o setor de manutenção do CRA-RJ realiza minuciosa inspeção dos bens patrimoniais da instituição a fim de averiguar quais não são mais utilizados ou de oneroso de ser recuperado, que serão consideração inservíveis. A doação ocorrerá quando o bem se enquadrar nos seguintes casos:

a) Ocioso, quando, embora em boas condições de uso, não tiver utilização;
b) Inutilizável, quando danificado e seu conserto, considerado possível, ultrapasse 50% do valor de mercado;
c) Antieconômico, quando sua manutenção for onerosa, estiver obsoleto ou, por desgaste prematuro, apresentar baixo rendimento;
d) Irrecuperável, quando não mais puder ser usado nos fins para os quais se destina ou sua recuperação for muito onerosa, comparada com o valor de mercado.

É o CRA-RJ mais uma vez buscando fazer uma sociedade melhor e mais igualitária.