Mobility Now

Com fábrica no Canadá, GM produzirá material para baterias de carros elétricos

Joint venture com Posco Chemical investirá US$ 400 milhões na unidade; montadora quer liderar cadeia de suprimentos para EVs

redacao-ab
Redação AB
  • 09/03/2022 - 18:16
  • um minuto de leitura
    
             Fábrica da General Motors em Oshawa, no Canadá

    A General Motors e a Posco Chemical Company, da Coreia do Sul, construirão fábrica no Canadá para produção de catódico ativo (CAM). O material é indicado para aumentar o desempenho das baterias de carros elétricos.

    Em dezembro, as empresas concordaram em estabelecer uma joint venture de processamento de material CAM, sendo a Posco acionista majoritária do negócio. Serão investidos US$ 400 milhões para construir a instalação em Becancour, na província de Quebec. O objetivo é produzir e fornecer cátodos para a Ultium Cells, outra parceria da GM para fabricação de baterias com a LG Energy Solution, também da Coreia do Sul.

    Montadora prepara primeira fábrica completa de EVs

    Segundo a GM, a construção da nova fábrica deve começar imediatamente e vai empregar, inicialmente, 200 pessoas - com espaço para expansão posterior.

    “Com esta nova instalação de processamento, a GM ajudará a liderar a cadeia de suprimentos de baterias para veículos elétricos, além de lançar a primeira fábrica completa de EV do Canadá em Ingersoll, Ontário, ainda este ano”, disse o diretor-gerente da GM Canadá, Scott Bell, em comunicado à imprensa.

    Em 2020, a Posco Chemical foi escolhida como fornecedora-chave de materiais catódicos pela Ultium Cells, que atualmente está construindo uma rede de fábricas de baterias nos EUA para abastecer a GM.

    Parcerias em prol das metas de eletrificação

    Os materiais catódicos, compostos principalmente de níquel e lítio, representam cerca de 40% do custo de uma célula de bateria. As novas parcerias serão importantes para a GM atingir a meta de produzir 1 milhão de EVs por ano na América do Norte até o final de 2025.

    A Posco Chemical revelou recentemente planos para expandir globalmente sua capacidade anual de produção de catodos de 105 mil toneladas, atualmente, para 280 mil toneladas até 2025 e 420 mil toneladas, em 2030.