São Paulo, 23 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

22/05/2021

Edelstahl, empreendedorismo de ponta em usinagem


(23/05/2021) – Se o termo “empreendedorismo” acabou por sofrer um certo desgaste, devido ao seu uso excessivo e muitas vezes triunfalista – quem hoje acredita que basta abrir um negócio, mesmo sem capital, para que a prosperidade venha bater à porta? – isto não significa que os empreendedores bem sucedidos não existam.

Existem aos milhares, com graus diferentes de sucesso, em todos os países e em todas as áreas da economia. Mesmo na difícil e para lá de concorrida indústria metalmecânica, e no altamente competitivo ambiente de negócios da Alemanha. 

É o caso de Waldemar Maul, que, junto com sua esposa Anna, hoje administra em Wiesenfelden, tranquilo município da Baviera, a Edelstahl WM GmbH, voltada para a produção de peças de materiais de alta liga. A história dos Maul e da Edelstahl é um exemplo perfeito de como um simples hobby pode ser transformado em um negócio de sucesso.

Garagem – Tudo começou em maio de 2011, quando Waldemar Maul, funcionário de nível intermediário de uma empresa metalúrgica, resolveu, por desfastio, adquirir um torno para fabricar peças na garagem de sua casa na cidadezinha de Kelheim.

Muito habilidoso, e conhecedor do metier – tem formação de mecânico industrial, especializado em engenharia industrial – Maul, mesmo produzindo suas peças sem grandes pretensões, acabou chamando a atenção dos próprios diretores da empresa onde trabalhava. Encantados com a qualidade de sua produção, decidiram terceirizar para ele parte do trabalho de torneamento e fresamento.

Graças a este primeiro passo, algo inesperado, Maul acabou ficando rapidamente conhecido na região, como expert na fabricação de produtos de alta qualidade feitos de aço inoxidável. Pedidos começaram a chegar, e em quantidade cada vez maior, praticamente obrigando-o a montar uma firma, a Edelstahl, em 2012, que deslancharia de forma impressionante nos dois anos seguintes.

“Os clientes ficavam maravilhados não só com a qualidade do nosso trabalho, mas também com a nossa quase obsessão em cumprir os prazos com o máximo rigor”, lembra Maul. “Isso nos permitiu estabelecer relacionamentos sólidos com os clientes e ampliar com rapidez o nosso portfólio”.

Em 2015, a Edelstahl assumiria finalmente a “cara” de indústria. Mudou a forma jurídica de empresa única (Ltda) para sociedade de responsabilidade limitada (S.A) e estruturou oficina e parte administrativa segundo modelos profissionais.

A garagem privada foi substituída por uma oficina muito maior em Kelheim e Maul também decidiu se dedicar exclusivamente à Edelstahl. A esposa, Anna, foi pelo mesmo caminho, assumindo a direção comercial e administrativa da empresa. Em abril de 2020, a Edelstahl se mudaria, enfim, para o novo galpão de produção especialmente construído em Wiesenfelden, onde funcionam também os escritórios.

Investimentos – A razão do sucesso da Edelstahl não se deve apenas às inegáveis habilidades técnicas de Maul, grande conhecedor da dinâmica dos materiais, seja nos processos de soldagem, ou de usinagem. Os insumos usados por Waldemar Maul na fabricação de suas peças são quase sempre altas ligas na acepção exata do termo, como os aços V4A, os aços duplex e os super duplex.

Também está na sua estratégia de produzir peças únicas, protótipos e pequenas séries, usando sempre materiais selecionados de alta qualidade. Pedidos de 100-300 peças são típicos, com peças sendo entregues em lotes de 10 ou 20.

Este perfil deu à Edelstahl acesso a uma ampla gama de mercados, sendo a maioria oriunda dos setores de química, engenharia mecânica e tecnologia médica, 95% dos quais são clientes diretos que montaram seus próprios sistemas, e estão localizados na industrializada Baviera e no estado vizinho de Baden-Württemberg.

Naturalmente, operar em tal nível de excelência requer a presença de um maquinário adequado, e a Edelstahl não economizou recursos para adquiri-lo.

Aos poucos, a oficina foi sendo equipada com uma série de máquinas e ferramentas especiais, dispondo hoje de uma grande variedade de equipamentos, capazes de cobrir toda sorte de processos, desde torneamento e fresamento a soldagem e retificação, e até mesmo medição.

Um marco foi a aquisição, em setembro de 2016, do primeiro centro de torneamento-fresamento com comprimento de usinagem de 1500 mm, para aumentar a qualidade e a precisão das peças fabricadas. Outro, a de uma máquina WFL, potente e robusta, capaz de usinar com a máxima eficiência e confiabilidade.

Já a recém-adquirida M35 Millturn, da WFL, fortalecerá o foco da empresa em peças complexas e ajudará no aumento e diversificação da clientela. “Recebemos muitos pedidos envolvendo ligas especiais, que são destinadas ao MillTurn, diz Maul. “Meu objetivo com esta máquina é minimizar o número de fixações para que possamos fazer várias etapas de usinagem. Isso nos permite alcançar maior qualidade, bem como tolerâncias de componentes bem mais estreitas. A Edelstahl  também adquiriu o sistema SolidCAM para 5 eixos para auxiliar na programação.

“Todos esses equipamentos nos abrem amplo espectro de produção para torneamento e fresamento”, diz Maul, segundo quem os blanks, por exemplo, podem ser cortados sob medida nas próprias oficinas da Edelstahl, onde as peças são também usinadas, preparadas e finalmente soldadas. Apenas a decapagem de aços cromo-níquel é terceirizada.

Mais do que isso, após a usinagem das peças por torneamento, fresamento ou retificação plana, elas podem ser medidas em uma sala de inspeção própria, cuja implantação aumentou ainda mais a precisão das peças fabricadas.

A crise mundial do coronavírus teve pouco efeito sobre a Edelstahl. Embora vários pedidos do setor automotivo tenham sido cancelados, os volumes aumentaram no setor de tecnologia médica. Ou seja, a empresa continua em seu aparentemente irrefreável processo de expansão, que está exigindo inclusive, segundo Waldemar Maul, a contratação de novos trabalhadores especializados.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.