Setor Automotivo

Blindagem elétrica de caminhão é usada para conter roubo de carga

Sistema da JSL dispara carga de milhares de volts em caso de abertura não autorizada

redacao-ab
Redação AB
  • 01/10/2021 - 15:00
  • um minuto de leitura

    Advertisement

    Uma das principais empresas de logística rodoviária do Brasil, a JSL anunciou que a partir de agora vai investir em uma nova tecnologia para reduzir a incidência de roubo de carga: um dispositivo que dispara choques elétricos em caso de abertura não autorizada do baú. 

    A empresa explica que o novo sistema de segurança será usado principalmente para proteger os caminhões que transportam cargas originadas do e-commerce, que se tornaram cada vez mais recorrentes e valiosas.

    O equipamento funciona com placas energizadas que são usadas para revestir todo o interior do baú, juntamente com uma combinação de materiais que oferecem resistência física e isolamento elétrico para evitar choques acidentais.

    Dessa forma, não haveria risco para o motorista ou qualquer pessoa que tenha contato com a parte externa do veículo, pois o sistema de segurança só é ativado quando há uma tentativa de acesso não autorizado à carga.

    Nesse caso, seja por abertura forçada das portas ou por rompimento ou perfuração do baú, o equipamento vai emitir uma descarga elétrica de 20 mil volts. Quando esse dispositivo é acionado, automaticamente é ativado também um bloqueio eletrônico do caminhão, que vai inviabilizar o funcionamento do motor e manter o veículo parado.

    Quando for necessária a abertura do baú no local de destino da carga, a central de monitoramento da JSL é acionada para fazer a desativação do sistema de segurança remotamente, que é independente da ação do motorista.

    “Transformamos nossas carretas num verdadeiro cofre para atender com total qualidade o mercado de e-commerce”, diz José Mario Freitas, gerente de operações da JSL.

    
             Interior do baú é totalmente revestido por placas eletrificadas