Setor Automotivo

Com demanda em alta, Caoa Chery planeja reduzir férias no fim do ano

Sem parada de produção desde janeiro, montadora quer renegociar coletivas em função das boas vendas do Tiggo 3X

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Bruno de Oliveira
  • 22/11/2021 - 20:18
  • | Atualizado há 2 anos, 6 meses
  • 2 minutos de leitura

    O bom momento de vendas levou a Caoa Chery a cogitar produção de veículos em Jacareí (SP), em dezembro, nos dias em que estão programadas férias coletivas na unidade, já negociadas com o sindicato dos metalúrgicos local. Nesta fábrica são produzidos os modelos sedã Arrizo 5 e 6 e, também, os SUVs Tiggo 2 e 3X, este a razão pela qual a montadora estuda seguir produzindo no mês que vem.

    De acordo com dados do Renavam divulgados pela Fenabrave, as vendas do modelo cresceram 21,5% no comparativo setembro-outubro, somando 970 unidades. No acumulado até outubro, as vendas do utilitário somam 3,1 mil unidades, um volume que não posiciona o SUV entre os dez mais vendidos do País este ano, mas que tem mantido a fábrica de Jacareí operante mesmo com a crise dos chips.


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    Uma fonte ligada à montadora afirmou que desde janeiro não houve paradas nas linhas da unidade, o que aumentou a disponibilidade dos veículos produzidos ali na rede de concessionários – e para explorar a demanda a montadora estaria, portanto, disposta a negociar com os trabalhadores mais dias de produção em dezembro.

    “A fábrica está bem abastecida com semicondutores, que são importados da Ásia. Houve apenas um momento em que a linha quase teve de ser paralisada, que foi durante a greve dos caminhoneiros no Porto de Santos, no início do mês. Mas a empresa conseguiu fazer o desembaraço da carga e conseguiu manter a produção em Jacareí”, informou a fonte à reportagem.

    “Nós já definimos as datas com a montadora e eventualmente, neste caso, teria de ser feito novo processo de acordo”, disse Weller Gonçalves, presidente do sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Procurada, a Caoa Chery informou que o tema ainda não foi discutido e que há indefinição, mas que será feita uma análise do calendário das férias coletivas.

    Este não é o primeiro sinal de que a produção em Jacareí tem passado por ajustes em função de crescimento da demanda. Em janeiro, saiam das linhas por dia cerca de 44 unidades. Com a chegada do Tiggo 3X e da nova geração do Arrizo 6, o volume saltou para 90 unidades diárias e demandou, inclusive, contratações. Segundo o sindicato, a produção média mensal da fábrica é de cerca de 1,2 mil automóveis.

    A fábrica de Jacareí foi projetada para produzir até 50 mil unidades por ano. A expectativa da companhia é de que a produção chegue a 23 mil unidades anuais justamente por causa da demanda pelo Tiggo 3X.

    Caso a companhia mantenha a produção em dezembro, viverá algo antagônico ao que se espera de outras montadoras, que por causa da falta de componentes deverá fazer justamente o contrário, ou seja, aumentar o tempo de parada no final do ano e em janeiro.

    A Anfavea, em sua última coletiva, não confirmou, nem negou, a possibilidade. Sobre isso, o presidente Luiz Carlos Moraes disse que “cada montadora vai lidar com esse tempo de parada considerando o volume da sua demanda por veículos no mercado”.