Mobility Now

Com energia solar, fábrica da BMW vai evitar emissão de 157 toneladas de CO2 por ano

Montadora amplia quantidade de placas fotovoltaicas em planta de Araquari (SC) para gerar 600MWh de energia limpa

redacao-ab
Redação AB
  • 14/02/2022 - 17:53
  • um minuto de leitura
    
             Painéis solares ocupam 5% do telhado do prédio de Montagem e Carroceria, na fábrica de Araquari (SC)

    A fábrica da BMW Group em Araquari (SC) ampliou a capacidade de geração de energia solar para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Com mais de mil painéis instalados, a fábrica vai evitar a emissão de 157,2 toneladas de CO2 por ano.

    Em fevereiro, foi concluída a primeira etapa da ampliação, que instalou 520 novas placas fotovoltaicas no prédio de montagem e carroceria, ocupando 2.543m². Ao todo, já são 1.082 painéis que vão gerar 600MWh de energia limpa por ano.

    A instalação das placas começou a ser feita no fim de 2020 e deve continuar nos próximos anos, como parte da estratégia global do BMW Group de reduzir a emissão de CO2. Até 2030, a montadora pretende diminuir em 80% a emissão do poluentes na produção, por veículo.

    Outras metas que estão na lista são: reduzir em 20% a geração de CO2 por carro na cadeia produtiva e em 50% na fase de uso.

    Fontes renováveis

    A fábrica de Araquari conta também com eletricidade proveniente de fontes renováveis e compensação do consumo quando a energia elétrica vem de outras fontes. Desde o início da produção, em 2016, a unidade catarinense reduziu em 33% o consumo de energia, em 41% o consumo de água e em 87% os resíduos para descarte.

    Segundo nota divulgada à imprensa, toda a estrutura da BMW no Brasil, incluindo a fábrica de automóveis em Santa Catarina e a de motocicletas em Manaus, assim como os escritórios da marca em São Paulo, consomem eletricidade de fontes renováveis ou compensam a geração de CO2.