A Kennametal apresenta a fresa de faceamento KCFM 45

A nova fresa de faceamento para acabamento fino em aplicações de ferro fundido superando os mais exigentes requisitos de superfícies.

A Kennametal lançou uma nova plataforma de fresa de faceamento para aplicações de ferro fundido, a KCFM 45. Com alojamentos fixos e ajustáveis, a nova fresa oferece a opção de semiacabamento e acabamento fino, superando os mais exigentes requisitos de qualidade de superfícies. Com pastilhas de metal duro, cerâmica e PcBN, esta nova ferramenta é uma solução flexível, econômica e fácil de usar, ideal para qualquer tipo de centro de usinagem CNC.

A KCFM 45 usa uma combinação de pastilhas de semiacabamento hexagonais nos alojamentos
fixos junto com pastilhas de acabamento quadradas nos alojamentos ajustáveis ​​com cápsulas.
Imagem: Divulgação

Opções de pastilha

Pastilhas de metal duro são ideais para usinagem em baixas rotações ou em peças de trabalho pouco espessas e em condições menos estáveis, enquanto as pastilhas de cerâmica (classe KY3500) oferecem velocidades de corte elevadas, resultando em maior produtividade. Ambas apresentam excelente desempenho. Para operações de acabamento fino, as pastilhas de PcBN proporcionam o melhor em termos de acabamento de superfície, vida útil e rendimento da ferramenta.

“Com a fresa de faceamento KCFM 45, os usuários podem combinar e compor diversas opções de pastilhas para atender aos requisitos da aplicação e às condições de usinagem”, afirma Michael Hacker, gerente de Produto na Kennametal. Por exemplo, é possível usar pastilhas de PcBN para acabamento nos alojamentos ajustáveis ​​e pastilhas de cerâmica ou metal duro em todos os outros alojamentos para usinagem com refrigeração ou aplicações de menor volume. Seja lá qual for a configuração, a KCFM 45 supera os mais exigentes requisitos de superfícies.

Eliminador de ondas

As pastilhas são posicionadas em um ângulo axial positivo, mas com um ângulo radial ligeiramente negativo para maior vida útil da ferramenta. Isso cria forças de usinagem significativamente mais baixas do que as fresas de faceamento de ferro fundido concorrentes, ajudando a eliminar trepidações e melhora ainda mais os acabamentos das superfícies.


Continua depois da publicidade


“A KCFM 45 com seus alojamentos ajustáveis ​​pode gerar acabamentos de superfície de 0,8 µm Ra (32 µin.) ou melhor, ondulação inferior a 10 µm Wt (400 µin.)”, afirma Hacker.

A KCFM 45 é ideal para ferro fundido cinzento, aplicações de CGI, operações de semiacabamento e acabamento fino.