Terremoto suspende produção de semicondutores no Japão

Três fábricas da Renesas Electronics foram afetadas pelo abalo sísmico ocorrido na quarta-feira

redacao-ab
Redação AB
  • 17/03/2022 - 19:47
  • 52 segundos de leitura

    O mundo dos semicondutores segue em oscilação. Desta vez, a Renesas Electronics, uma das principais fabricantes asiáticas do componente, suspendeu as operações em três fábricas no Japão depois que um grande terremoto atingiu o nordeste do país na quarta-feira, 16, provocando um tsunami e causando apagões.

    Qualquer interrupção de longo prazo na produção da Renesas, segundo o site Automotive News, pode prejudicar a indústria automotiva global, que já sofre com a escassez mundial de semicondutores. Todas as três plantas afetadas produzem chips usados ​​no setor automotivo.

    À reportagem, a Renesas disse que não poderia dizer quando a produção poderá ser retomada nas fábricas. A empresa disse, no entanto, que retomou parcialmente a produção de algumas linhas de teste em sua fábrica de Yonezawa, uma das três afetadas pelo terremoto.

    Montadoras também foram afetadas

    A Honda e a Nissan afirmaram que suas fábricas estavam operando normalmente na manhã seguinte ao terremoto. A Toyota disse que suspendeu as operações do turno da manhã em duas fábricas de montagem perto da zona do terremoto para realizar inspeções de segurança e decidiria mais tarde quando retomar.

    O terremoto durante a noite matou três pessoas e feriu 170, informou a emissora pública japonesa NHK. Isso desencadeou um pequeno tsunami e até descarrilou o famoso trem-bala do Japão. Apagões atingiram a rede elétrica até Tóquio, onde prédios tremeram e trens foram parados.