Diversidade

Automotive Business divulga novo estudo sobre diversidade no setor automotivo

Levantamento aponta mais empresas comprometidas com o tema, apesar de resultados lentos

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Natália Scarabotto
  • 17/11/2021 - 20:25
  • 2 minutos de leitura
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    Mais empresas automotivas estão preocupadas e engajadas com diversidade e inclusão. O novo estudo Diversidade no Setor Automotivo, feito por Automotive Business com a coordenação técnica da MHD Consultoria, traz os dados de 84 empresas do ecossistema automotivo, incluindo montadoras, fabricantes de autopeças, fornecedores de insumos e concessionárias. De 2019 para 2021, o porcentual de empresas em estágio intermediário ou maduro na promoção do tema subiu de 31% para 47%. A pesquisa foi divulgada na quarta-feira, 17, durante o Conexão Anfavea, live promovida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. O evento marcou o lançamento do relatório completo do estudo.

    - Clique aqui e baixe o relatório Diversidade no Setor Automotivo 2021

    Também aumentou a quantidade de empresas que se avaliam em estágio avançado: de 10% para 18%. São organizações que contam com programas estruturados que geram transformações visíveis, avaliação de metas e resultados e engajamento pleno das lideranças no tema. Apesar do avanço, ainda preocupa que maioria das empresas do setor (54%) esteja em estágio inicial, com poucas ações ou discussões sobre D&I.

    Segundo a CEO de Automotive Business, Paula Braga, o estudo mostra avanços importantes, mas ainda reforça que há um bom caminho a ser percorrido. "A diversidade é muito recente no setor, até por uma questão muito cultural, já que antes o segmento atraia mais homens de um perfil muito específico. As mulheres chegaram mais recentemente. Não é tão simples trazer a presença feminina, mas estamos tendo esse avanço", disse. "Todo o debate sobre o tema foi encorpando nos últimos anos, mas o que vemos é que não existe uma fórmula única, cada empresa precisa fazer o que funciona intermente. As organizações devem se permitir aprender e percebemos essa pré-disposição do setor em amadurecer junto."

    Evolução é diferente em cada grupo

    Há, no entanto, evoluções distintas entre os diferentes grupos de diversidade. Os eixos de Pessoas com Deficiência (PcD) e gênero são que mais recebem atenção do setor, sendo que 49% das empresas têm programas estruturados para PcDs e 47% para gênero. Falta o olhar mais cuidadoso para a inclusão de pessoas negras, de diferentes gerações e profissionais LGBTI+, para os quais apenas 30% das empresas desenvolvem programas estruturados. 

    Para a maioria das companhias automotivas, o assunto importa porque traz diversidade de pensamento entre os colaboradores, melhora a atração de talentos, eleva o impacto positivo na sociedade e motiva equipes.

    “Muitas empresas percebem que, sem esse compromisso muito claro com a diversidade, diminui a atração e a retenção de talentos”, afirmou a editora executiva de Automotive Business, Giovanna Riato, durante a live. “É curioso porque há poucos anos, quando começamos a fazer a pesquisa, o que motivava as empresas a irem atrás do tema era a pressão das matrizes, com metas que vinham de fora, mas hoje está mudando muito. Existe uma motivação local, mais genuína.”

    Veja o Conexão Anfavea Diversidade no Setor Automotivo: