Opinião 

O que o setor automotivo ganha com a redução de 35% no IPI

Abatimento na alíquota foi ampliado, mas o impacto será desigual entre os segmentos

BrightConsulting
Bright Consulting
  • 02/05/2022 - 18:23
  • um minuto de leitura

    Por Cassio Pagliarini

    Na manhã da sexta-feira, 29 de abril, fomos presenteados com o anúncio de uma nova rodada de redução de IPI através do Decreto 11.055, de 28 de abril de 2022, que passou a vigorar do dia 1º de maio e vai até dia 31 de dezembro de 2026, no caso de automóveis.

    A avaliação cuidadosa da nova tabela de incidência de IPI pela Bright Consulting demonstra que a única mudança significativa afetando o segmento de leves foi na alíquota de picapes e chassi-cabine de veículos de motorização diesel com peso bruto total até 5 toneladas. Outra mudança consistiu no arredondamento de alíquotas em duas casas decimais.

    Antes e depois

    Segue abaixo a tabela desenvolvida a partir das informações do anterior Decreto 10.979 e a marcação no campo da evolução do Decreto 11.055 para o IPI de picapes diesel até 5 toneladas de PBT para 5,2%. Essa alíquota era de 8% antes do Decreto 10.979 e foi a 6,52% depois dele. Com esta alíquota, o preço desses veículos poderá ser reduzido em 1,2 ponto percentual adicional, se toda a redução de IPI for aplicada ao preço e não houver outras variações no período.

    Uma adição importante foi a consideração, na tabela de IPI, de veículos híbridos e híbridos plug-in com motorização diesel, antes tratados de forma genérica, pois não havia veículos nessa configuração sendo comercializados. Agora, valerá a mesma alíquota de 5,2% dos veículos puramente diesel para os híbridos e híbridos plug-in com motores diesel. Essa alíquota é única e menor que as alíquotas para híbridos a gasolina, qualquer que seja o peso e a eficiência energética.

    Portanto a redução de 35% de IPI falada nos noticiários e redes sociais só é encontrada nas picapes diesel com capacidade de carga de 1 tonelada. Para os outros veículos, nada muda.


    Cassio Pagliarini é chief marketing officer da Bright Consulting, empresa de consultoria estratégica que indica caminhos e inspira soluções sólidas para o setor público e privado. EEspecializada em criar soluções para os desafios atuais e futuro dos negócios.