Por g1


Fachada de agência do banco Itaú no Rio de Janeiro — Foto: Sergio Moraes/Reuters

Alguns clientes do Itaú seguem reclamando de problemas de acesso e nas informações em suas contas nesta sexta-feira (4), um dia após falhas que mostraram erros em saques e depósitos e, mais tarde, bloquearam o acesso de clientes a suas contas pelos canais digitais.

Na noite de quinta-feira, o banco informou que seus canais digitais estavam sendo liberados "gradativamente". Os extratos e os saldos das contas correntes estão atualizados com os valores "integralmente recompostos", acrescentou o banco.

"A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno", disse a instituição na quinta-feira.

Nas redes sociais, no entanto, havia novas reclamações na manhã desta sexta. Procurado pelo g1, o Itaú informou que "os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos".

"O acesso via canais digitais também foi normalizado. A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno", diz a nota.

Ao longo da quinta-feira, muitos clientes reclamaram que foram feitos saques não identificados – enquanto outros apontaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.

LEIA MAIS

Comunicado sobre falha do Itaú ao acessar o app na noite desta quinta (3) — Foto: Reprodução

Veja abaixo o que se sabe sobre a pane que atingiu o banco:

Qual foi o problema?

Clientes reclamaram que foram feitos saques não identificados – enquanto outros apontaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.

No início da tarde, correntistas também passaram a relatar dificuldades para acessar o aplicativo do banco. Também não era possível aos correntistas acessar o site do banco.

Quais falhas são admitidas pelo banco?

O Itaú diz que a pane afeta a demonstração do extrato e saldo de conta corrente.

Clientes do Itaú apontam saques e depósitos com erro em contas

Clientes do Itaú apontam saques e depósitos com erro em contas

O aplicativo saiu do ar?

Sim. O banco informou na quinta que seus canais digitais estavam sendo liberados "gradativamente".

O que gerou o problema?

Segundo o banco, o problema estava relacionado "com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes."

O banco afirma, portanto, que a pane "não tem relação com quaisquer eventos externos" – ou seja, não ocorreu nenhum tipo de ataque.

Há previsão de restabelecimento?

Nas redes sociais, o banco disse que os serviços foram restabelecidos na tarde desta quinta-feira, mas usurários continuaram reclamando de instabilidade.

Todos os clientes enfrentaram problemas?

Não. O banco diz que apenas parte dos correntistas foi afetada.

Meu dinheiro sumiu?

Não. Os saldos das contas correntes já foram restaurados pelo banco.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!