Brasil será o maior mercado conectado da Scania em 2022

País deverá se tornar no ano que vem o mercado da montadora com maior número de veículos com acesso à rede

bruno
Bruno de Oliveira
  • 05/11/2021 - 19:39
  • | Atualizado há 2 anos, 5 meses
  • um minuto de leitura

    Aumentou o número de veículos Scania conectados à internet em circulação no País. Ao final de outubro, informou a companhia na sexta-feira, 5, o total de caminhões e ônibus com o recurso ativo chegou a 50 mil unidades, volume que representou a meta esperada para ser alcançada no final do ano.

    Este total representa alta de 25% sobre o volume de veículos conectados ao final de 2020. Com a antecipação da meta, motivada sobretudo pela demanda crescente de veículos pesados no mercado, a empresa projeta um novo número para 2021: 52 mil veículos conectados até dezembro.

    De acordo com Alex Barucco, gerente da área de serviços da montadora, dos 50 mil veículos conectados até outubro, 48 mil correspondem aos modelos de caminhões, e a metade restante aos ônibus que levam em sua construção o chassi Scania.

    Ainda há neste contingente 2,5 mil caminhões com fabricação anterior a 2017 – ano em que os veículos produzidos pela montadora passaram a sair de fábrica com equipamento de conexão – que passaram por processo de atualização para viabilizar o acesso à rede de comunicações.

    A empresa comemora os números uma vez que um maior volume de veículos conectados representa maiores chances de a empresa aumentar suas receitas com serviços a partir da conexão, dentre eles a grande aposta da montadora, no caso, os programas de manutenção.

    No acumulado do ano até outubro já foi possível aferir uma maior intenção do frotista em contratar serviço Scania. Levantamento apresentado na sexta-feira mostrou aumento de 30% do número de caminhões registrados em planos de manutenção na comparação com o volume registrado em igual período em 2020.

    Neste ritmo, afirmou Marcelo Montanha, diretor da área de serviços, a empresa deverá se tornar no ano que vem o país onde a Scania terá um maior número de veículos conectados. No mundo atualmente há 500 mil veículos Scania conectados.

    “Começamos a conectar os produtos em janeiro de 2017 e chegamos a este volume expressivo em pouco tempo. A expectativa é o Brasil assumir o primeiro lugar no ranking global da Scania já em 2022, pois nossa taxa de crescimento é muito superior a outros países”, disse Montanha.

    A empresa também anunciou na sexta-feira expansão da sua rede de concessionários. Serão abertos no ano que vem 15 novos pontos de atendimento. Em 2021, foram seis novos inaugurados. Hoje, a rede é formada por 161 pontos entre filiais, matrizes, estruturas dentro dos clientes e atendimentos remotos.