Setor Automotivo

Toyota exporta motores e projeta contratações em Porto Feliz

Empresa vai embarcar mais de 45 mil propulsores 2.0 produzidos no interior de Sâo Paulo para a América do Norte

redacao-ab
Redação AB
  • 18/02/2022 - 09:02
  • 54 segundos de leitura

    A Toyota abre uma impotante frente de operações no país. A fabricante passará a exportar motores produzidos na fábrica de Porto Feliz (SP) a partir de setembro. O destino dos propulsores, segundo a montadora, será o mercado norte-americano, para onde seguirão, por ano, 45,6 mil unidades de propulsores 2.0.

    “Esse novo passo contribui para equilibrar a dificuldade de operação no Brasil, onde ainda lutamos por mais previsibilidade e melhores condições de negócios”, disse o presidente Rafael Chang. O executivo afirmou, ainda, que a medida serve para solidificar a operação brasileira como uma base exportadora.

    Haverá aumento de produção

    Para atender a essa nova demanda, a unidade de Porto Feliz passará a operar 24 horas por dia em algumas linhas. Para tal, a empresa já abriu processo seletivo para o preenchimento de 150 postos de trabalho diretos, o que vai aumentar a força de trabalho para 540 pessoas na unidade. Os motores tipo exportação farão com que a fábrica aumente sua produção mensal das atuais 13 mil unidades para quase 17 mil, incremento de 30%.

    Porto Feliz passou a ser a primeira operação fora da Ásia a produzir motores da plataforma TNGA, na qual são montados os modelos Corolla e Corolla Cross. Além da nova plataforma, também são produzidos na unidade propulsores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.5L, para os modelos Yaris e Etios, tanto hatch quanto sedã.