Por G1 PA — Belém


Ecoponto de Ananindeua dá destino sustentável a pneus descartados — Foto: Divulgação/Prefeitura de Ananindeua

Os pneus descartados podem ter um destino mais sustentável. Ananindeua, na região metropolitana de Belém, criou o Ecoponto de Pneus, um local adequado que recebe pneus inservíveis e dá a eles uma destinação correta. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade produz cerca de 560 mil pneus anualmente.

O espaço funciona há 15 anos. De acordo com a prefeitura, diariamente, são recolhidos e armazenados cerca 2 mil toneladas de pneus em um galpão coberto, com estrutura apta para receber esse tipo de material. Mas a ideia é que os pneus não fiquem muito tempo depositados ali, por isso, o município fechou parceria com uma empresa na Bahia.

"Com caçambas, fazemos a coleta dos pneus que foram descartados irregularmente nas vias e damos o destino correto. Todo o fim de semana cerca de 45 mil toneladas de pneus são enviadas para uma empresa nacional que trabalha com a logística reversa do material, transformando-os em fonte de energia", disse o secretário da Secretaria de Serviços Urbanos (Seurb) José Raimundo Cardoso Ferreira.

Embora a destinação final desses resíduos seja de responsabilidade de quem fabricou, segundo a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, os pneus se acumulam nas ruas e em terrenos de descarte irregular, crime ambiental que acarreta diversos problemas urbanos.

Os pneus, assim como resíduos de borracha, levam mais de 600 anos para se deteriorar na natureza. Essa deterioração lenta acarreta vários problemas ambientais, como poluição e contaminação que se dá pelos líquidos e gases formados pela exposição à luz, assim afetando a comunidade.

"Esta ação, além de diminuir a poluição, também colabora com o nosso projeto Cidade Limpa, evita a exploração desmedida de recursos naturais e a proliferação de vetores de doenças que afetam a saúde da população, como Aedes Aegypti, zika e chikungunya, por exemplo. Com o ecoponto de pneus inservíveis e a logística reversa desses resíduos, a Prefeitura está colaborando e melhorando as condições ambientais", ressaltou o prefeito dr. Daniel Santos.

Além de repassar para empresas de reciclagem, a Seurb também utiliza os pneus no paisagismo de canteiros e praças públicas do município e concede de forma gratuita aos artesãos, que utilizam a criatividade para dar vida aos pneus.

Serviço

Para contribuir com a limpeza de Ananindeua e de todos os municípios do Pará, a população pode descartar os pneus de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no ecoponto localizado na Av. Zacarias de Assunção, passagem Antônio Barbosa, n° 221, bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 98806-1550.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!