ESG
PUBLICIDADE

Por Naiara Bertão


Vinícola: Na plantação, há estímulo a defesas naturais das videiras Jeferson Soldi/Divulgação — Foto:
Vinícola: Na plantação, há estímulo a defesas naturais das videiras Jeferson Soldi/Divulgação — Foto:

SÃO PAULO — Assim como outras culturas, as videiras usadas para a produção de vinhos e espumantes também podem receber um tratamento sustentável para minimizar o impacto ambiental da produção. Um desses “atestados verdes” é o selo de Produção Integrada de Uva para Processamento (PIUP).

Receita sustentável dos hospitais: De resíduos reciclados a energia que vem do lixo

Depois de a Vinícola Ravanello, em Gramado (RS), ter sido a primeira a ter o certificado de que emprega boas práticas agrícolas e de produção de vinhos em 2018, agora, a Chandon, marca do grupo Moët Hennessy, divisão de vinhos e destilados do maior grupo de luxo do mundo, o LVMH, é que colhe os frutos de um trabalho semelhante, mas em espumantes.

No começo do ano, a empresa passou a vender seus primeiros borbulhantes feitos a partir de parâmetros sustentáveis em todo o processo, do campo à garrafa.

Menos produto químico

Philippe Mével, enólogo-chefe da Chandon, explica que a empresa começou o processo de certificação do vinhedo próprio em Encruzilhada do Sul (RS) durante o ciclo vegetativo de 2019/2020. Obteve a certificação da plantação “verde” em 2020 e 2021.

No ano passado, foi a vez de a adega ser auditada e ganhar a mesma certificação. Assim, os espumantes fabricados a partir das uvas daquele vinhedo recebem o atestado de sustentável nos rótulos.

— A Chandon conquistou essa certificação colocando em prática técnicas de sustentabilidade neste terroir (conjunto de características que determinam a qualidade do local onde as uvas são produzidas), que consistem em estimular as defesas naturais da videira, reduzindo o uso de produtos químicos, racionalizando o manejo do vinhedo e melhorando as condições para cobertura vegetal e o aumento da biodiversidade — detalha Mével.

Ele diz que este tipo de ação mantém a boa saúde do solo, aumentando sua fertilidade, drenagem e retenção da água. Esses fatores elevam o teor de matéria orgânica do solo, que, assim, sequestra o gás carbônico, um dos principais gases do efeito estufa.

A Chandon também tem sistema de logística reversa para reutilizar os resíduos. O lixo é enviado a fornecedores locais que o reciclam — mais de 99,34% dos resíduos gerados durante o processo produtivo na vinícola são reciclados.

Isso não significa que não há mais obstáculos. Na safra de 2022, a vinícola teve de lidar com as altas temperaturas, que poderiam afetar as qualidades das uvas e, consequentemente, dos espumantes.

Para lidar com isso, a equipe de enologia acompanhou de perto a curva de maturação das uvas, tomando a decisão de antecipar e acelerar sua colheita para preservar a acidez e o teor de açúcares moderado. A própria pandemia também exigiu mudanças no trabalho da equipe de colheita.

Para os professores Leonardo Cury, especialista em Viticultura e Inovação, e Shana Sabbado Flores, de Gestão e Inovação, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), internalizar os princípios de sustentabilidade é um desafio operacional.

Segundo eles, "é necessário que as definições estratégicas sejam refletidas em diversas áreas como compras, logística, gestão de pessoas e produção”.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Mesmo sem confirmação de algum 'prêmio', a poucos dias do show, vale tudo para tentar conseguir um espaço na 'área VIP'

Madonna no Rio: empresário lança desafio, e fãs enviam fotos de tatuagens sobre a cantora; veja fotos

As produções vão mostrar dois lados diferentes do ator

Edmilson Filho retorna aos cinemas em dose dupla em 'Férias Trocadas'

Evento terá transmissão ao vivo a partir das 9h desta quinta-feira

G20 no Brasil debate riscos e oportunidades da inteligência artificial em 'live'

ABL e entidade da Galícia promovem leitura coletiva de obra, começando amanhã no Rio e encerrando no sábado na Espanha

Nélida Piñon recebe homenagem ‘transatlântica’

Sou do tempo em que as coisas eram feitas para durar, não entendo como materiais que se esfarelam à toa ainda estão no mercado

Mudanças na banca IWRCF Advogados

Airbnb lança nova categoria, com 11 atrações exclusivas, como dormir no museu da Ferrari e andar num carrão pilotado por embaixador da escuderia. Preços não foram divulgados, e primeiros hóspedes serão sorteados. Plataforma fecha parceria com a Disney

Que tal se hospedar no Museu d'Orsay em Paris? Ou na casa do cantor Prince?

Prefeitura da capital pede a evacuação de margens de rios, encostas e bairros próximos, que podem ser atingidos pela cheia

Rio Guaíba (RS) ultrapassa nível de alerta e corre risco de inundação

Washington afirma que Moscou usou arma química cloropicrina e agentes químicos antidistúrbios, como gás lacrimogêneo, como método de guerra

EUA acusam Rússia de usar armas químicas na Ucrânia; Kremlin nega

Todo dia é dia de se divertir no Rio de Janeiro

Ballroom, musicais na tela e vinhos: um programa para cada dia da semana