Volkswagen desenvolve nova geração de câmbio manual
Arquitetura prevê menor consumo e emissão, fabricada na Argentina e Espanha, caixa MQ281 estreará em novo Passat
“Com o MQ281, desenvolvemos uma caixa de câmbio manual altamente eficiente e que em breve será introduzida em várias categorias de veículos de alto volume”, explica o chefe de desenvolvimento de tração na VW, Helmut Göbbels.
De acordo com o engenheiro, o desenvolvimento da nova caixa de câmbio se concentrou principalmente na melhora da eficiência. “Aqui empregamos métodos de desenvolvimento virtual, o que nos permitiu projetar um sistema completamente novo para a lubrificação da caixa: usando uma variedade de medidas para a simulação do uso de óleo, conseguimos obter uma lubrificação uniforme e ideal para as engrenagens e rolamentos, reduzindo a quantidade necessária para apenas 1,5 litro”, conta.
Além disso, para reduzir ainda mais o atrito, a companhia adotou rolamentos adaptados e minimizados com vedantes de baixo contato. O novo câmbio manual recebeu ainda nova estrutura dimensional da caixa, reforçada e melhorada, de forma que pudesse reduzir ruídos secundários e vibrações.
O câmbio manual possui torque de 200 a 340 Nm, o que significa que ela substituirá total ou parcialmente os atuais projetos de caixas de câmbio da Volkswagen com as designações internas MQ250 e MQ350, respectivamente.