Venda de pneus cresce menos de 0,5% até julho
Mercado de reposição em queda continua impactando os negócios do setor
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“Os números indicam que 2019 não deve apresentar nenhum avanço para o setor”, afirma o presidente executivo da Anip, Klaus Müller. |
Dentro do segmento de pneus de passeio, mais volumoso, os fabricantes de pneus instalados no Brasil venderam 6,3 milhões de unidades para as montadoras de automóveis, registrando alta de 7,1%. Para a reposição, contudo, os 12,6 milhões de pneus representaram queda de 3,3% sobre os mesmos sete meses do ano passado.
É provável que as fábricas locais estejam perdendo mercado para pneus importados por empresas não associadas à Anip, já que o aftermarket de autopeças registrou alta próxima a 10% no primeiro semestre.
Os fabricantes de pneus para caminhões e ônibus entregaram para as montadoras 1,1 milhão de unidades até julho e anotaram alta de 35,6% pela comparação interanual. A alta reflete o mercado aquecido de veículos pesados e implementos rodoviários. Na reposição, no entanto, houve queda de 3,1%, com 3,2 milhões de pneus entregues.
COMERCIAIS LEVES E MOTOS |
Nos pneus para comerciais leves a situação é inversa: queda na venda para as montadoras (-7,9%, com a entrega de 1,9 milhão de unidades) e alta na reposição (9,5%, com 2,6 milhões de pneus). Para motos a Anip só divulga reposição: 5,6 milhões de unidades e queda de 2,9% ante iguais meses de 2018.
A partir do volume de produção de motos informado pelas fabricantes de Manaus, estima-se que a venda para as montadoras tenha somado 1,26 milhão de pneus, com alta próxima a 6% sobre 2018.
BALANÇA COMERCIAL |
A balança comercial de pneus continua favorável, com saldo positivo de US$ 127,5 milhões. Em unidades, no entanto, o Brasil importou 4,9 milhões de pneus a mais do que vendeu ao Exterior. Isso ocorre porque o País envia produtos com maior valor agregado ao exterior.