Setor Automotivo

#ABPlan traça os desafios e soluções para a indústria automotiva

Evento promovido pela automotive Business reúne especialistas e executivos com foco no planejamento do setor frente ao cenário complexo atual

FernandoMiragaya
Fernando Miragaya
  • 27/04/2022 - 21:37
  • 3 minutos de leitura
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    O caminho para o futuro da indústria e da mobilidade está longe de ser simples, mas já pode - e deve - começar a ser traçado. Foi o que mostrou o #ABPlan – Planejamento Automotivo 2022, que reuniu nesta quarta (27), em um evento totalmente digital, as principais lideranças e os principais especialistas do setor.


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    Promovido pela Automotive Business, o #ABPlan debateu temas e explorou cenários que envolvem toda a cadeia automotiva. Conteúdos, análises e perspectivas fundamentais que vão ajudar profissionais e empresas da cadeia automotiva a construir planos eficientes.

    Foram mais de 1.300 inscritos e cerca de 800 pessoas conectadas ao evento, que acompanharam os debates com mais de 20 lideranças do setor automotivo em uma programação diversificada e mediada pela equipe da AB.

    Futuro com base nos desafios atuais

    Muitos painéis da #ABPlan foram pautados, obviamente, pelo momento complexo do setor. Os ainda efeitos da pandemia de Covid-19 e seus impactos na logística, a crise dos semicondutores e de outros componentes e a guerra entre Rússia e Ucrânia ainda traçam um panorama de futuro bastante incerto.

    O evento online começou justamente com dois estudos importantes do impacto desses acontecimentos na cadeia automotiva. Fernando Trujillo, da S&P Global, trouxe um levantamento sobre as projeções para o segmento de veículos leves diante deste cenário. Ao mesmo tempo, Marcus Ayres, sócio da Roland Berger, apresentou uma pesquisa encomendada pela AB com as principais expectativas dos profissionais do setor automotivo para os próximos meses.

    “A gente começa a ver uma retomada da indústria, com redução nas medidas mais restritivas por causa da pandemia. Mas há riscos potenciais desse conflito e um mercado mais cauteloso, com visão um pouco mais moderada em relação à evolução das vendas e da produção”, ponderou Ayres.

    Os estudos e o cenário atual mostram que a indústria precisa buscar planejamento, novos negócios e soluções. Tanto que um dos principais temas do #ABPlan foi justamente sobre “O novo ecossistema automotivo”, que busca a eletrificação e produtos com maior valor agregado. O painel reuniu Gábor Deák, diretor de tecnologia do Sindipeças, e Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul.

    Neste caminho, as lições da crise podem ser de grande valia. No painel “O que o setor automotivo aprendeu com a crise dos semicondutores”, Bernardo Brandão, da Iveco Latam, Ivan Witt, do Grupo Caoa, e Milad Kalume Neto, da Jato Dynamics, reconheceram que a indústria automotiva percebeu que não é a indústria mais importante do planeta. Os executivos também falaram sobre as soluções para contornar o problema no fornecimento de chips e de outros componentes.

    Logística passa pela automação

    Veículos autônomos também estão na pauta do planejamento automotivo para o futuro. E não só automóveis de passeio que se movem sem a necessidade de motoristas. Caminhões, entregas por drones e outros modais também estarão conectados conforme o debate “Logística conectada e autônoma: as soluções emergentes para o transporte", que envolveu Aline Rapassi, da Mercedes-Benz Vans, Samuel Salomão, da Speedbird Aero, e Antonio Cammarosano, da VWCO.

    Soluções que também dizem respeito à mobilidade nas grandes cidades. As transformações recentes que impactaram a maneira como as pessoas se deslocam e os desafios para o futuro foram o tema do painel “Quais problemas os novos negócios da mobilidade precisam resolver”, com Thiago Hipólito, da 99, Gerold Pillekamp, da Audi, e Oswaldo Ramos, CCO da Great Wall Motors.

    E em um evento que discute planejamento, não poderia faltar os marcos regulatórios e legislação. Sob o tema “Nova fase do Rota 2030 e as metas mais apertadas de eficiência energética para veículos”, Thomas Paris Caldellas, do Ministério da Economia, e Paulo Cardamone, da Bright Consulting, debateram os planos do Governo Federal e outras demandas para o que o setor automotivo alcance competitividade. 

    Sustentabilidade em toda a cadeia

    Fabricantes e fornecedores cada vez mais dão relevância às práticas de sustentabilidade, governança e diversidade. Mas é preciso ampliar a agenda, como foi observado por Marina Willisch, vice-presidente de RP, Comunicação e ESG da GM, e por Viviane Mansi, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota, no painel “Planejamento ESG: os parâmetros e ações essenciais”.

    “O ‘G’ é o maestro da orquestra. Se você não tem governança, o resto não vai funcionar e não vai trazer benefícios para a sociedade”, destacou Marina Willisch, da GM e que será a primeira vice-presidente mulher da Anfavea, a entidade que reúne as montadoras do país.

    O #ABPlan foi encerrado com o mercado de pesados. Walter Barbosa, diretor de Vendas da Mercedes-Benz, e Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania, analisaram números e traçaram suas perspectivas para o ano no painel “Expectativas para o mercado de caminhões e ônibus em 2022”.

    Clique aqui para acessar o conteúdo completo do #ABPlan