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Volkswagen quer cortar 30 mil empregos por causa da Tesla

Sugestão foi feita pelo CEO da empresa como forma de combater o avanço do fabricante de veículos elétricos na Europa

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Redação AB
  • 14/10/2021 - 16:22
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             Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg (Alemanha)

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    A Volkswagen está pensando em cortar 30 mil empregos motivada pelo avanço dos fabricantes de veículos elétricos na Europa, especialmente a Tesla, e pelo aumento de competitividade nesse mercado, segundo informou o jornal alemão Handelsblatt na quarta-feira, 13.

    A sugestão teria sido feita pelo CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, durante uma reunião com o conselho fiscal da empresa e teria causado surpresa entre os presentes, pois nem representantes dos funcionários, sindicatos e acionistas cogitavam a ideia de demissões.

    O porta-voz da VW, Michael Manske, negou a notícia do Handelsblatt e respondeu que o “debate está em andamento e já existem muitas boas ideias, mas ainda não há cenários concretos".

    Um porta-voz dos trabalhadores afirmou que não comentaria as especulações de Herbert Diess, mas disse que "uma redução de 30 mil empregos é absurda e sem base". As demissões atingiram as marcas do Grupo Volkswagen, mas apenas nas fábricas localizadas na Alemanha.

    A reportagem foi publicada justamente no mesmo dia em que a Tesla inicia sua produção na sua fábrica em Grunheide, perto de Berlim, que tem previsão de montar até 500 mil carros elétricos por ano com um quadro de 12 mil funcionários, o que representa 41,7 veículos para cada trabalhador. A VW emprega 25 mil pessoas para montar 700 mil unidades em sua planta em Wolfsburg, sede da empresa, o que dá uma média de 26 veículos para cada colaborador.  

    "Não há dúvida de que temos que lidar com a competitividade de nossa fábrica em Wolfsburg em vista de novos participantes do mercado", comentou o porta-voz quando questionado sobre o assunto, não escondendo que se referia à Tesla e às novas montadoras chinesas que estão se preparando para entrar no mercado europeu.

    "A Tesla está estabelecendo novos padrões de produtividade e escala em Grunheid", disse ele, referindo-se à fábrica que na sua capacidade máxima produzirá de 5 mil a 10 mil carros por semana, mais do que o dobro da produção de veículos elétricos da VW em 2020.

    É importante lembrar, porém, que a planta da montadora alemã em Wolfsburg não produz hoje modelos elétricos, mas a partir de 2026 deve iniciar a montagem de um sedã elétrico, dentro do que VW chama de Projeto Trinity.

    Mesmo quando se compara apenas a produtividade na fabricação de automóveis elétricos, a Testa continua ganhando com folga. Enquanto a marca americana precisa de 10 horas para produzir um Model 3, a Volkswagen leva 30 horas para fazer o ID.3, sendo ambos os modelos mais baratos de suas linhas de elétricos.