Wabco cria divisão focada em serviços para frotas

Novo negócio Fleet Solutions alia unidades de reposição e de soluções digitais

Por REDAÇÃO AB
  • 16/07/2019 - 18:20
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    A Wabco anuncia a criação de uma nova divisão de negócios focada em serviços para frotas denominada Fleet Solutions, baseada nas antigas unidades de reposição e de soluções digitais ao clienteobjetivo se tornar uma extensa rede global de serviços integrando diversos segmentos, entre distribuidores de autopeças, oficinas mecânicas, proprietários de bens, locadoras, provedores de serviços de pagamentos e provedores de componentes veiculares entre outros.

    O novo negócio de alcance global prevê a combinação de diversos serviços em uma única plataforma, vários deles já oferecidos pela empresa, como gerenciamento de frota. Segundo a companhia, há espaço para a ampliação do leque de opções, principalmente no campo de tecnologias digitais na nuvem.

    A ferramenta pode ser uma estratégia para adiantar a integração com a ZF, que comprou a Wabco por US$ 7 bilhões, reforçando a posição da ZF como uma das gigantes globais do setor de soluções para o setor automotivo. A ZF, que espera concluir a transação até o início de 2020, após aprovações regulamentares e de concorrência, também possui sua própria plataforma de serviços Openmatics, que une gestão de frota e serviços conectados.

    “O que nos torna únicos é que estamos combinando a avançada tecnologia digital com os muitos serviços de primeira classe que já oferecemos aos nossos clientes hoje para garantir que todas as partes do ecossistema do transporte estejam conectadas e eficazes. Nossa missão é ajudar o setor a alcançar a meta de acidente zero, máxima eficiência ambiental e a entrega de operações radicalmente mais enxutas em seus negócios”, declarou em nota o vice-presidente e líder global de soluções para frotas da Wabco, Philippe Colpron.

    No portfólio, a empresa incluirá seu sistema de gerenciamento de frota (Fleet Management System), sistema para diagnóstico remoto, compras de peças de reposição, peças remanufaturadas da marca Provia, serviços de reparos e até a Wabco Academy, programa de treinamento técnico para manutenção, entre outras soluções. A divisão contará ainda com a parceria de mais de 4,6 mil pontos de reparos espalhados em 115 países, além de 3,1 mil centros de serviços credenciados pela rede Wabco Service Partner.

    “É uma tarefa complexa que exigirá o envolvimento e o suporte de um número significativo de parceiros de tecnologia e entre setores, fornecendo conhecimento especializado dos muitos segmentos diferentes que atendem esse espaço. Nós já estamos trabalhando ativamente com muitos desses parceiros hoje, mas também convidamos abertamente todos os que participam deste mercado e que sintam que podem agregar valor à nossa missão, que façam contato. Criar um só ecossistema funcional em torno das operações de transporte exigirá as mentes, a experiência e as capacidades de muitos”, conclui Colpron.