Mobility Now

Jaguar Land Rover lança hub de inovação aberta no Brasil

Iniciativa em parceria com Cubo Itaú e Firjan vai conectar marca de carros de luxo com startups de toda América Latina

redacao-ab
Redação AB
  • 27/04/2022 - 19:08
  • um minuto de leitura

    A Jaguar Land Rover (JLR) anuncia nesta quarta-feira, 27, a criação da sua primeira iniciativa de Inovação Aberta no Brasil, com o objetivo de acelerar a transformação da empresa em parceria com startups. O projeto foi apresentado durante evento realizado no Cubo Itaú, em São Paulo, um dos mais conhecidos hubs de empreendedorismo tecnológico da América Latina.

    Como parte da estratégia global “Reimagine”, a iniciativa prevê colaborações e acordos nas áreas de eletrificação, conectividade, serviços digitais, manufatura, cadeia de suprimentos e sustentabilidade. No Brasil, a parceria é feita com o Cubo Itaú e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que vão conectar a montadora com startups da América Latina.

    Economia circular

    Serão exploradas desde baterias de segunda vida e economia circular até novas fintechs e serviços digitais. "Nossa meta é ter, no mínimo, três projetos implementados na vida real em 2022", disse Gabriel Patini, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da Jaguar Land Rover América Latina.

    Segundo o diretor Executivo de Estratégia e Sustentabilidade da JLR, François Dossa, o Brasil foi escolhido como sede pela criatividade e quantidade de startups. "O Cubo é um parceiro maravilhoso por vai nos permitir o desenvolvimento e a troca de ideias".

    Estratégia global

    O hub de inovação é parte da estratégia global “Reimagine”. A iniciativa de inovação aberta deve contribuir ainda para as metas da empresa, como a de reduzir suas emissões de carbono até 2039.

    A Jaguar Land Rover anunciou ainda o seu inédito hub de inovação no Reino Unido, em parceria com a Plug and Play Tech Center, incubadora e aceleradora de negócios. A marca de carros de luxo será parte de uma rede de 30 mil startups e utilizará esse ecossistema para criar empregos e oportunidades para a economia digital. 

    Para viabilizar essa estratégia, foram nomeados mais de 70 executivos da marca pelo mundo, nas principais áreas de negócios - incluindo sustentabildiade, engenharia, design, manufatura e pesquisa.